A Veia Pragmática do Inumanismo
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v12i1.35371Palavras-chave:
Racionalismo, Inumanismo, Pragmática, Inteligência Artificial, Reza NegarestaniResumo
Este artigo procura investigar a ideia de inumanismo como um desdobramento do Iluminismo, entendido enquanto um programa contínuo e estendido. O ponto de partida para essa abordagem será o artigo “Labor of the Inhuman”, publicado em 2014 por Reza Negarestani. Sustentaremos aqui que o cerne do projeto inumanista se encontra numa atitude de intervenção, manifestada na luta constante por um conteúdo adequado para o conceito de humano. Ao longo do texto é justificado o motivo dessa luta se iniciar por uma investigação pragmática das ramificações resultantes de nossos comprometimentos ao dizer que somos humanos. E também o motivo de ela funcionar como forma de superação do anti-humanismo e de uma servidão cognitiva presentes em diversas formas do pensamento político e filosófico recentes, principalmente no que Negarestani chama de marxismo kitsch. Todo esse processo demanda uma compreensão adequada da estrutura organizacional e funcional da prescrição, e dos sistemas de descrição que precisam ser tornados explícitos pela mediação de um trabalho coletivo. Como humanos, é preciso que nós entendamos apropriadamente como estamos e de que forma viemos a assim estar, para só então sabermos o que fazer e como fazer para nos transformarmos de acordo com o que devemos ser, de acordo com a coletivização compulsória da razão.
Downloads
Referências
BRANDOM, Robert. Making it Explicit. Harvard: Harvard University Press, 1994.
BRASSIER, Ray. “Liquidate Man Once and for All”. Disponível em: https://ossz2vasz4.wordpress.com/2018/11/15/liquidate-man-once-and-for-all-2005/ (Acessado em 20 de agosto de 2020.), 2005.
HAUSSER, Roland. Foundations of Computational Linguistics. New York: Springer, 1999.
NEGARESTANI, Reza. “Labor of the Inhuman”, in: #ACCELERATE# The Accelerationist Reader. Urbanomic: Padstow, 2014
____________________. Intelligence and Spirit. Padstow: Urbanomic, 2018
____________________. “Some clarifications on the Inhuman”. Disponível em: https://toyphilosophy.com/2018/04/09/some-clarifications-on-the-inhuman/ (Acessado em 20 de agosto de 2020.), 2018b.
RODEN, David. Posthuman Life. New York: Routledge, 2015.
SELLARS, Wilfrid. “Philosophy and the Scientific Image of Man” in: In the Space of Reasons ed: SCHARP, Kevin; BRANDOM, Robert. Massachusetts: Harvard University Press, 2007.
SRNICEK, Nick ; WILLIAMS, Alex. Manifesto for an Accelerationist Politics. in: #ACCELERATE# The Accelerationist Reader. Urbanomic: Padstow, 2014
WOLFENDALE, Peter. The reformatting of homo sapiens. Angelaki ed. 24 (1) p. 55-66. UK: Routledge, 2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.