Neon Genesis Capital, modernidade cyberpunk e um possível aceleracionismo ecológico
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v12i1.32727Palavras-chave:
Cibernética; Capital; Modernidade; Aceleracionismo; CiborgueResumo
O artigo busca traçar uma possível narrativa do Capital moderno com auxílio da mitologia inerente deste período, a ficção científica cibernética. Acoplando-se aos signos imagético-filosóficos de “máquina computador moderna”, “tecnovírus” e “ciborgue”, inicialmente descreve as mudanças das três grandes máquinas pensadas pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guatarri com uma possível leitura de início da modernidade da historiadora Silvia Federici. Em seguida faz um diagnóstico do capitalismo maquínico acrescentando as contribuições do fragmento da maquinaria de Karl Marx em Grundrisse, os textos de Nick Land em sua fase no CCRU ”“ Unidade de Pesquisa Sobre Cultura Cibernética -, e por fim trata de especular uma proposição estética e ético-filosófica do ciborgue de Donna Haraway como possível agente do movimento intitulado “aceleracionismo das subjetividades” ou “aceleracionismo ecológico” e o hackeamento do Capital como fenômenos capazes de barrar o avanço virulento das velocidades capitalistas.
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