Karmanetics Quando a Cosmologia Budista e a Pesquisa em Cultura Cibernética se Unem
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo propõe a karmanética, uma estrutura especulativa que liga a cosmologia budista e a teoria cibernética. Reunindo o trabalho de Nick Land e a virada ontológica na antropologia com uma estrutura experimental geral da CCRU, ele reformula o karma como um processo dinâmico de feedback entrelaçado com o orgânico e o não orgânico. Ao integrar conceitos budistas como o surgimento dependente com a cibernética, ele desafia as ontologias eurocêntricas e oferece um método para recodificar o humano sem apagar a subjetividade da cibernética. A karmanética convida a repensar o uso prático da CCRU em um mundo decolonial.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
AVANESSIAN, Armen; MACKAY, Robin. #Accelerate: The Accelerationist Reader. Falmouth: Urbanomic, 2014.
BAFFELLI, Erica. Robots and Buddhist Practice in Contemporary Japan. Religions, v. 12, n. 1, 2021, p. 1–16.
CLAYTON, Bartholomew. Karma and Collective Happiness in East Asian Buddhism. London: Routledge, 2021, p. 107.
CCRU (Cybernetic Culture Research Unit). Writings 1997–2003. Time Spiral Press, 2015. Available at: https://archive.org/details/ccru-writings-1997-2003. Accessed on: 30 July 2025.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1: The Movement-Image. Translated by Hugh Tomlinson and Barbara Habberjam. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1986.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. What is Philosophy?. Translated by Graham Burchell and Hugh Tomlinson. New York: Columbia University Press, 1994.
FAN, Victor. Cinema Illuminating Reality: Media Philosophy through Buddhism. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2022, p. 7, 248.
GOULD, Rebecca; WALTERS, Maria Alexandra L. On Robotic Monks and Algorithmic Compassion: Buddhism and AI. Journal of Religious Ethics, v. 48, n. 2, 2020, p. 218–240.
HOLBRAAD, Martin; PEDERSEN, Morten Axel. The Ontological Turn: An Anthropological Exposition. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
KLIMA, Alan. The Funeral Casino: Meditation, Massacre, and Exchange with the Dead in Thailand. Princeton: Princeton University Press, 2002, p. 213, 270–271.
LAND, Nick. Templexity: Disordered Loops through Shanghai Time. Falmouth: Urbanatomy Electronic, 2014, p. 7.
MACY, Joanna. Mutual Causality in Buddhism and General Systems Theory: The Dharma of Natural Systems. Albany: SUNY Press, 1991.
MOL, Annemarie. The Body Multiple: Ontology in Medical Practice. Durham: Duke University Press, 2002.
MOL, Annemarie. Eating in Theory. Durham: Duke University Press, 2021.
MOUSSAVI, S. Farid. Cybernetic Models in Buddhist Thought. New York: Palgrave Macmillan, 2010.
OLSON, Carl. Original Buddhist Sources: A Reader. New Brunswick: Rutgers University Press, 2006, p. 80.
PEARSON, Keith Ansell. Germinal Life: The Difference and Repetition of Deleuze. London: Routledge, 2005, p. 1116.
PICKERING, Andrew. The Cybernetic Brain: Sketches of Another Future. Chicago: University of Chicago Press, 2010.
PICKERING, Andrew. New Ontologies. In: PICKERING, Andrew; GUZIK, Keith (orgs.). The Mangle in Practice: Science, Society, and Becoming. Durham: Duke University Press, 2017, p. 1–28.
SHEN, Yueh-Ting; MIDGLEY, Gerald. Philosophical Connections between Buddhism and Systems Thinking. Systemic Practice and Action Research, v. 20, n. 1, 2007b, p. 73–80.
SHEN, Yueh-Ting; MIDGLEY, Gerald. Systemic Interventions and the Buddha’s Middle Path: Toward a More Integrative Worldview. Systemic Practice and Action Research, v. 20, n. 2, 2007a, p. 175–182.
SHIH, Huaiyu. Reconsidering Karma in Light of the Yogācāra Philosophy. Philosophy East and West, v. 50, n. 2, 2000, p. 187–210.
TRAVAGNIN, Stefania. Buddhist Robots, Cyborgs, and AI: Religious and Ethical Challenges. Journal of Contemporary Buddhism, v. 21, n. 2, 2020, p. 145–160.
VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. Cambridge: MIT Press, 1991.
VARELA, Francisco J.; POERKSEN, Bernhard. Truth is What Works: Francisco Varela on Cognitive Science, Buddhism, and the View from Somewhere. Frankfurt: Carl-Auer Verlag, 2006.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Cannibal Metaphysics: For a Post-Structural Anthropology. Translated by Peter Skafish. Minneapolis: Univocal Publishing, 2014.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectival Anthropology and the Method of Controlled Equivocation. Tipití, v. 2, n. 1, 2004, p. 3–20.