Desejo Maquínico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Escrito em 1993, dois anos antes de Nick Land e Sadie Plant efetivamente fundarem a CCRU, "Desejo Maquínico" antecipa temas centrais para o coletivo, além de seu estilo teórico-experimental característico. Influente para autores como Mark Fisher§, a obra é representativa do engajamento cybercultural e tecnológico da CCRU. Ideias de Deleuze e Guattari, especialmente as presentes em “O Anti-Édipo”, são centrais no destaque do desejo como fluxo maquínico e do Capital como força desterritorializante.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs vol.3. São Paulo, Editora 34, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010.
FREUD, Sigmund. O Ego e o Id. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1997.
FREUD, Sigmund. "Pulsões e destinos da pulsão". In: Obras Psicológicas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2004.
FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. Coleção L&PM pocket, vol. 1277. Porto Alegre: L&PM, 2019.
HANS P. Moravec, Mind Children: Future of Robot and Human Intelligence. Cambridge, Mass, and London: Harvard University Press, 1988.
LYOTARD, Jean-Francois. Libidinal Economy. Trad. Iain Hamilton Grant. Londres: Athlone Press, 1993.