v. 28 n. 50 (2019): Relações entre as literaturas brasileiras e mexicanas contemporâneas: problemas de recepção e intertextualidade

					Visualizar v. 28 n. 50 (2019): Relações entre as literaturas brasileiras e mexicanas contemporâneas: problemas de recepção e intertextualidade

Um olhar sobre a Literatura latino-americana contemporânea exige hoje uma aproximação dinâmica que se preocupe em abordar contextos culturais e lingüísticos diversificados configurados como tradições em diálogo. Daí que dizer “literaturas” significa não tratar de literaturas nacionais compreendidas monolítica e isoladamente, e sim de sistemas (mexicano y brasileiro) que comportam, cada um deles, pelo menos três gerações atualmente em convívio. Ditos sistemas, de por si também múltiplos, podem ser concebidos como emblema do complexo espaço literário latino-americano.

Apesar de se apresentarem como dois relevantes mercados literários em língua espanhola e portuguesa, as literaturas mexicanas e brasileiras contemporâneas se articulam a partir de um relativo ou aparente desconhecimento mútuo. A partir desta perspectiva, a proposta do número 50 da Revista Cerrados é repensar o espaço da literatura latino-americana para além das circunscrições disciplinares já consagradas, desde o estudo e análise de casos concretos de recepção e de relações intertextuais que apontem para a dinâmica de construção de um diálogo crítico-artístico-intelectual entre México e Brasil.

A revista receberá artigos que contribuam para a reflexão sobre os mútuos processos de recepção e sobre as relações entre textos e obras literárias contemporâneas produzidas no México e no Brasil (sobretudo na segunda metade do século XX e século XXI), e que se debrucem, especialmente, sobre  três tipos de relações intertextuais: traduções de obras literárias do espanhol ao português e vice-versa, publicadas no México e/ou no Brasil; intercâmbios culturais entre autores, críticos ou outros agentes literários mexicanos e brasileiros retratados em obras e/ou textos representativos; poéticas literárias comuns ou próximas de autores dos dois sistemas literários em destaque.

Publicado: 09-12-2019

Edição completa

Ensaios

Entrevista

Poesia