Literatura é resistência
experiências de leitura literária em sala de aula
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i68.57684Mots-clés :
direito à literatura, formação do leitor literário na Educação Básica, formação continuada de professores, literatura contra a barbárieRésumé
Este artigo se empenha pela formação literária de alunos de Educação Básica e de professores de Língua Portuguesa. Recorre a Candido, Colomer, Zilberman, para defender o direito à literatura e a importância do acesso à produção brasileira. Relata duas experiências de leitura literária ocorridas no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG): a leitura do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, com discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-Cepae-UFG), recorrendo a contribuições teórico-críticas de Candido, Coutinho, Bastos; e da coletânea de contos Olhos d´água, de Conceição Evaristo, com alunos da 2ª série do Ensino Médio, considerando os aportes teóricos da própria Evaristo, bem como de Ribeiro, Santos e Kilomba. As obras literárias foram escolhidas por professoras de Língua Portuguesa do Cepae-UFG com base em critérios que levaram em conta, além da relevância estética e crítica, o fato de se tratar de narrativas que colocam em pauta a condição do espoliado na literatura. Os resultados dessas experiências foram apresentados sob o título “Literatura é resistência”, no Colóquio da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Literatura, ofertada pelo PPGEEB-Cepae-UFG.
Téléchargements
Références
BASTOS, Hermenegildo. Reliquias de la casa nueva. La narrativa latino-americana: el eje Graciliano – Rulfo. Cidade do México: Universidad Nacional Autônoma de México, 2005.
BRUNACCI, Maria Isabel. Graciliano Ramos: um escritor personagem. Tese (Doutorado do Programa de Pós-graduação em Literatura) - Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
CANDIDO, Antonio. Ficção e confissão. In: CANDIDO, Antonio. Ficção e confissão. São Paulo: Todavia, 2024.
CANDIDO, Antonio. Literatura de dois gumes. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 2000. p. 140-162.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995. p. 235-264.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros. A leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COUTINHO, Carlos Nelson. Graciliano Ramos. In: Literatura e Humanismo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967.
GRADA Kilomba: feridas do colonialismo e desobediências poéticas. Arteversa, cidade, 2 set. 2019, GRADA KILOMBA: feridas do colonialismo e desobediências poéticas - ArteVersa. Acesso em: 24 março 2024.
NASCIMENTO, Érica Peçanha. Literatura Marginal”: os escritores da periferia entram em cena. Dissertação (Programa de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
RACISMO Contemporâneo: Conceição Evaristo põe o dedo na ferida. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 10 dez. 2023, Racismo Contemporâneo: Conceição Evaristo põe o dedo na ferida - Estado de Minas. Acesso em: 24 março 2024.
SANTOS, Inimar Júnior. 2024. 155p. Conceição Evaristo: a leitura de contos no processo de formação do leitor literário. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica) – CEPAE, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2024. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/480/o/Dissertacao_inimarjr.pdf Acesso em: 12 mar. 2025.
ZILBERMAN, Regina. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )
