Susan e Samuel em Sarajevo ”“
ensaio para um teatro de guerra (revisitando Godot)
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19660Mots-clés :
Samuel Beckett. Susan Sontag. Esperando Godot. Guerra da Bósnia. SarajevoRésumé
O artigo apresenta informações históricas e comentários críticos sobre um espetáculo encenado há vinte e cinco anos, na Europa, em meio a um cenário de guerra. Trata-se de Esperando Godot, peça do irlandês Samuel Beckett (1906-1989), sob direção da intelectual estadunidense Susan Sontag (1933-2004), que decidiu apresentar sua montagem na cidade multiétnica de Sarajevo, capital que em 1993 vivia sob estado de sítio, sofrendo ataques dos sérvios, durante a guerra da Bósnia (1992-1995). A experiência, levada a cabo com elenco local e em temporada exclusiva, foi posteriormente registrada e avaliada pela diretora no impactante e provocativo ensaio “Esperando Godot em Sarajevo”, aqui analisado com base nos possíveis vínculos entre o texto da peça e o contexto histórico.
Téléchargements
Références
______. “Godot em dois tempos”. In BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Trad. de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Companhia das Letras, 2017 (p. 121-135).
BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Trad. de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
______. Esperando Godot. Trad. de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
BEDIN, Ciliane. Mímesis na ação em Édipo Rei e Esperando Godot. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
BERRETTINI, Célia. A linguagem de Beckett. São Paulo: Perspectiva, 1977.
______. Samuel Beckett: escritor plural. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CAVALCANTI, Isabel. Eu que não estou aí onde estou ”“ O teatro de Samuel Beckett (O sujeito e a cena entre o traço e o apagamento). Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.
CONNOR, Steven. “A duplicação da presença em Esperando Godot e Fim de partida”. In BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Trad. de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Companhia das Letras, 2017 (p. 158-175).
COTT, Jonathan. Susan Sontag ”“ Entrevista complete para a revista Rolling Stone. Trad. de Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
ESSLIN, Martin. O Teatro do Absurdo (ed. revista e ampliada). Trad. de Barbara Heliodora e José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
FILIPOVIĆ, Zlata. O diário de Zlata ”“ A vida de uma menina na guerra. Trad. de Antonio de Macedo Soares e Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
JANVIER, Ludovic. Beckett. Trad. de Léo Schlafman. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.
MARFUZ, Luiz. Beckett e a implosão da cena ”“ Poética teatral e estratégias de encenação. São Paulo/Salvador: Perspectiva/PPGAC-UFBA, 2013.
McDONALD, Rónán. “Esperando Godot e o impacto cultural de Beckett”. In BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Trad. de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Companhia das Letras, 2017 (p. 136-157).
RAMOS, Luiz Fernando. O parto de Godot e outras encenações imaginárias ”“ A rubrica como poética da cena. São Paulo: HUCITEC/FAPESP, 1999.
REVISTA Literatura e Sociedade, 17 (“Dossiê Samuel Beckett”). São Paulo: DTLLC da FFLCH/USP, 2013.
ROLLYSON, Carl e PADDOCK, Lisa. Susan Sontag ”“ A construção de um ícone. Trad. de Maria Júlia Goldwasser. São Paulo: Globo, 2002.
SONTAG, Susan. Questão de ênfase (Ensaios). Trad. de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
______. Where the street falls (Essays). New York: Picador, 2002.
______. Diante da dor dos outros. Trad. de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
VASCONCELLOS, Cláudia Maria de. Teatro Inferno: Samuel Beckett. São Paulo: Terracota, 2012.
______. Samuel Beckett e seus duplos ”“ Espelhos, abismos e outras vertigens literárias. São Paulo: Iluminuras, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )