Autor e texto em guerra:
Viagem ao fim da noite, de Louis-Ferdinand Céline
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19662Palavras-chave:
Louis-Ferdinand Céline. Viagem ao fim da noite. Guerra. Revolução. LinguagemResumo
Este texto traz algumas considerações acerca do modo como o trinômio Guerra, Revolução e Violência é mobilizado, no âmbito da linguagem, pelo romance Viagem ao fim da noite, de Louis-Ferdinand Céline, publicado em 1932, no contexto conturbado da França do entreguerras. Interessa, aqui, também, pensar a relação entre figura de Céline e as possibilidades de leitura de seus textos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ______. Notas de literatura I. Trad. Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas cidades; Editora 34, 2012. (Coleção Espírito Crítico). p. 55-63.
ARAUJO, Daniel Teixeira da Costa. A literatura como defesa: espaço público e espaço literário na trilogia alemã de Louis-Ferdinand Céline. 2016. 241 f. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) ”“ Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016, p. 14.
ARENDT, Hannah. Da revolução. Trad. Fernando Dídimo Vieira. Brasília: Ed. UnB; São Paulo: Ática, 1988, p. 15.
BARTHES, Roland. Aula. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 2000a, p. 16, 17.
______. O grau zero da escrita: seguido de novos ensaios críticos. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2000b, p. 73. (Tópicos).
BASTOS, Dau. Céline e a ruína do velho mundo. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2003, p. 19.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221. (Obras escolhidas, v. 1).
CÉLINE, Louis-Ferdinand. Viagem ao fim da noite. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 21-22, 63, 216, 440, 512-513.
D’AGUIAR, Rosa Freire. Apresentação. In: CÉLINE, Louis-Ferdinand. Viagem ao fim da noite. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 5-10.
DELEUZE, Gilles. Cinema II: a imagem-tempo: Trad. Eloísa e Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DOLLÉ, Jean-Paul. Un siècle heraclitéen. Magazine Litteraire, Paris, n. 378, p. 20-22, jul./ago. 1999.
FELMAN, Shoshana. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensinar. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMAN-SILVA, Márcio (Org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Editora Escuta, 2000. p. 13-71.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 7-19. (Obras escolhidas, v. 1).
GARROUX, Daniel Santos. Passagem noturna: narração e linguagem em Voyage au bout de la nuit. 2012. 152 f. Dissertação (Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada) ”“ Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
GINZBURG, Jaime. A guerra como problema para os estudos literários. Organom: Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v. 27, n. 52, 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/33473/21346>. Acesso em: 06 ago. 2017. Não paginado.
HERÁCLITO DE ÉFESO. Sobre a Natureza (DK 22 B 1-126). In: SOUZA, José Cavalcante de (Org.). Os Pré-socráticos; fragmentos, doxografia e comentários. Trad. José Cavalcante de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Os Pensadores). Disponível em: <http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/03/Os-Pr%C3%A9-socraticos-Cole%C3%A7%C3%A3o-Os-Pensadores-1996.pdf>; Acesso em 28 set. 2018.
JARDIM, Eduardo. Resenha de Sobre a revolução, de Hannah Arendt. O Globo, Rio de Janeiro, 21 mai. 2011. Prosa & Verso. Disponível em: <http://blogs.oglobo.globo.com/prosa/post/resenha-de-sobre-revolucao-de-hannah-arendt-381674.html>. Acesso em: 27 out. 2017.
KRISTEVA, Julia. Powers of horror: an essay on abjection. Trad. Leon S. Roudiez. New York: Columbia University Press, 1982, p. 149-150, 211.
LIMA, Luiz Costa. Mímesis: desafio ao pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 23-24.
MIGUEL, Regina Dantas. Voyage au bout de la nuit, Louis-Ferdinand Céline: o itinerário de uma viagem. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
MOTTA, Leda Tenório. Céline diante do extremo. In: NETROVSKI, Arthur; SELIGMANN, Márcio (Org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000. p. 157-169.
MOTTA, Leda Tenório da. Céline diante do extremo. Boletim Pulsional, n. 116/117, São Paulo, 1998.
______. Céline no salão dos independentes. Alea: Estudos Neolatinos, v. 1, p. 185-196, 2009.
NAZARIO, Luiz. Céline e seus adoradores. In: CORNELSEN, Elcio; NASCIMENTO, Lyslei (org.). Estudos judaicos: ensaios sobre literatura e cinema. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, FALE-UFMG, 2005. p. 73-102.
OLIVEIRA, Fernando Santarosa de. O pessimismo em Cioran e Céline: o desafio de pensar sem utopia. 2016. 12o f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei, São João Del Rei, 2016.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. A criação do texto literário. In: ______. Flores da escrivaninha: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.p.100-110
ROSENFELD, Anatol. Arte e fascismo. In: _____. Texto / contexto II. São Paulo: Perspectiva, 1993. p. 189-198.
SOARES, Leonardo Francisco. Leituras da outra Europa: guerras e memórias na literatura e no cinema da Europa Centro-Oriental. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012, p. 82-150.
STARLING, Heloísa Maria Murgel. A outra margem da narrativa: Hannah Arendt e João Guimarães Rosa. In: BIGNOTTO, Newton; MORAES, Eduardo Jardim de (Org.). Hannah Arendt: diálogos, reflexões, memórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. p. 246-261.
ARAUJO, Daniel Teixeira da Costa. A literatura como defesa: espaço público e espaço literário na trilogia alemã de Louis-Ferdinand Céline. 2016. 241 f. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) ”“ Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016, p. 14.
ARENDT, Hannah. Da revolução. Trad. Fernando Dídimo Vieira. Brasília: Ed. UnB; São Paulo: Ática, 1988, p. 15.
BARTHES, Roland. Aula. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 2000a, p. 16, 17.
______. O grau zero da escrita: seguido de novos ensaios críticos. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2000b, p. 73. (Tópicos).
BASTOS, Dau. Céline e a ruína do velho mundo. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2003, p. 19.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221. (Obras escolhidas, v. 1).
CÉLINE, Louis-Ferdinand. Viagem ao fim da noite. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 21-22, 63, 216, 440, 512-513.
D’AGUIAR, Rosa Freire. Apresentação. In: CÉLINE, Louis-Ferdinand. Viagem ao fim da noite. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 5-10.
DELEUZE, Gilles. Cinema II: a imagem-tempo: Trad. Eloísa e Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DOLLÉ, Jean-Paul. Un siècle heraclitéen. Magazine Litteraire, Paris, n. 378, p. 20-22, jul./ago. 1999.
FELMAN, Shoshana. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensinar. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMAN-SILVA, Márcio (Org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Editora Escuta, 2000. p. 13-71.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 7-19. (Obras escolhidas, v. 1).
GARROUX, Daniel Santos. Passagem noturna: narração e linguagem em Voyage au bout de la nuit. 2012. 152 f. Dissertação (Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada) ”“ Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
GINZBURG, Jaime. A guerra como problema para os estudos literários. Organom: Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v. 27, n. 52, 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/33473/21346>. Acesso em: 06 ago. 2017. Não paginado.
HERÁCLITO DE ÉFESO. Sobre a Natureza (DK 22 B 1-126). In: SOUZA, José Cavalcante de (Org.). Os Pré-socráticos; fragmentos, doxografia e comentários. Trad. José Cavalcante de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Os Pensadores). Disponível em: <http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/03/Os-Pr%C3%A9-socraticos-Cole%C3%A7%C3%A3o-Os-Pensadores-1996.pdf>; Acesso em 28 set. 2018.
JARDIM, Eduardo. Resenha de Sobre a revolução, de Hannah Arendt. O Globo, Rio de Janeiro, 21 mai. 2011. Prosa & Verso. Disponível em: <http://blogs.oglobo.globo.com/prosa/post/resenha-de-sobre-revolucao-de-hannah-arendt-381674.html>. Acesso em: 27 out. 2017.
KRISTEVA, Julia. Powers of horror: an essay on abjection. Trad. Leon S. Roudiez. New York: Columbia University Press, 1982, p. 149-150, 211.
LIMA, Luiz Costa. Mímesis: desafio ao pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 23-24.
MIGUEL, Regina Dantas. Voyage au bout de la nuit, Louis-Ferdinand Céline: o itinerário de uma viagem. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
MOTTA, Leda Tenório. Céline diante do extremo. In: NETROVSKI, Arthur; SELIGMANN, Márcio (Org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000. p. 157-169.
MOTTA, Leda Tenório da. Céline diante do extremo. Boletim Pulsional, n. 116/117, São Paulo, 1998.
______. Céline no salão dos independentes. Alea: Estudos Neolatinos, v. 1, p. 185-196, 2009.
NAZARIO, Luiz. Céline e seus adoradores. In: CORNELSEN, Elcio; NASCIMENTO, Lyslei (org.). Estudos judaicos: ensaios sobre literatura e cinema. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, FALE-UFMG, 2005. p. 73-102.
OLIVEIRA, Fernando Santarosa de. O pessimismo em Cioran e Céline: o desafio de pensar sem utopia. 2016. 12o f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei, São João Del Rei, 2016.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. A criação do texto literário. In: ______. Flores da escrivaninha: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.p.100-110
ROSENFELD, Anatol. Arte e fascismo. In: _____. Texto / contexto II. São Paulo: Perspectiva, 1993. p. 189-198.
SOARES, Leonardo Francisco. Leituras da outra Europa: guerras e memórias na literatura e no cinema da Europa Centro-Oriental. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012, p. 82-150.
STARLING, Heloísa Maria Murgel. A outra margem da narrativa: Hannah Arendt e João Guimarães Rosa. In: BIGNOTTO, Newton; MORAES, Eduardo Jardim de (Org.). Hannah Arendt: diálogos, reflexões, memórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. p. 246-261.
Downloads
Publicado
26-11-2018
Como Citar
Soares, L. F. (2018). Autor e texto em guerra:: Viagem ao fim da noite, de Louis-Ferdinand Céline. Revista Cerrados, 27(46), 221–233. https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19662
Edição
Seção
Seção Livre
Licença
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )