Leitura literária na sala de aula contemporânea: tempo de apreciar a periferia

Autores/as

  • Marcelo Chiaretto

Palabras clave:

Ensino. Literatura. Leitor. Periferia.

Resumen

O artigo busca evidenciar no ensino de literatura contemporânea a possibilidade de formar leitores a partir do momento em que se traz para a sala de aula autores da periferia aptos a questionar o valor do cânone, no instante em que apresentam ao aluno leitor uma literatura próxima da cultura massiva dos jovens. Nessa perspectiva, buscar-se-á aqui enfatizar a oportunidade de se estudar na sala de aula Allan da Rosa e sua literatura inquietante, não canônica, estetizante e sumamente atual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Candido, A. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

Deleuze, G; parnet, C. Diálogos. Lisboa: Relógio D’água, 2004.

Ferréz. (Org.) Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

Hollanda, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem: cpc, vanguarda e desbunde: 1960/1970. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2014.

Houcault, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Nascimento, E. P. Vozes marginais na literatura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.

Resente, B. Possibilidades da nova escrita literária no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 2014. 144 p.

__________. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século xxi. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.

Rosa, A. S. da. Zagaia. São Paulo: dcl, 2007.

__________. Da cabula. São Paulo: Global Editora, 2008.

__________.Chão. In: Ferréz (Org.). Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

__________. Pérola. In: Ferréz (Org.). Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

__________; guma. Morada. São Paulo: Edições Toró, 2007.

Santiago, S. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora ufmg, 2004.

Spivak, G. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Regina Goulart Almeida. Belo Horizonte: Editora ufmg, 2010.

Publicado

2016-12-27

Cómo citar

Chiaretto, M. (2016). Leitura literária na sala de aula contemporânea: tempo de apreciar a periferia. Revista Cerrados, 25(42), 144–162. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25330

Número

Sección

Dossiê Ensino de Literatura: Tensões, Polêmicas e Processos.