“Que tipo de liberdade deseja”:

os limites da farsa, da tragédia e da sátira em O Processo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i47.19734

Palabras clave:

Kafka. Sátira. Alienação. Realismo

Resumen

O leitor de O Processo não pode crer no que dizem as personagens, incluindo a personagem principal, nem nas suas ações, cômicas e farsescas. Também o que diz o narrador é suspeito, não merece crédito. Mas o leitor percebe também que há um propósito nisso. O desconexo não está aí como uma ordem sobrenatural ou diabólica. Está tudo “neste lado de cá” (diesseitig), como observa Lukács ao comparar Kafka com Hoffmann. O desconexo, não sendo despropositado, requer interpretação. A comédia de que Josef K. quer participar adquire a dimensão trágica em decorrência da ausência de saída para o personagem, mas ganha uma força satírica que pretendo salientar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hermenegildo Bastos, Universidade de Brasília

Professor Titular aposentado da Universidade de Brasília.

Citas

BASTOS, Hermenegildo. Lukács, leitor de Proust e Kafka, segundo Carlos Nelson Coutinho. In: Rosa, Daniele dos Santos (org.). O realismo e sua atualidade. Literatura e modernidade periférica. São Paulo: Outras Expressões, 2018.
BENJAMIN, Walter. Franz Kafka: Em el décimo aniversario de sua muerte. In: Sobre Kafka. Textos, discussiones, apuntes. Buenos Aires: Eterna Cadencia Editora, 2014.
BEWES, Timothy. Reificação, representação e instanciação: Georg Lukács contra seus intérpretes. Remates de males, 35-1, 2005.
CASANOVA, Pascale. Kafka em colère. Paris: Éditions du Seuil, 2011.
CONRGOLD, Stanley. Medial Allusions at the Outset of Der Prozess; or, res in media. In: ROLLESTON, James (edited by). A Companion to the Works of Franz Kafka. New York: Camden House, 2002.
FEENBERG, Andrew. Rethingink Reification. In: BEWES, Timothy and HALL, Tim-othy. Georg Lukács: The Fundamental Dissonance of Existence. Aesthetics, Politics, Literature. London ”“ New York: Continuum International Publishing Group, 2011.
HONNETH, Axel. La réification. Petit traité de Théorie critique. Paris: Gallimard, 2007.
KAFKA, Franz. O Processo. Tradução e notas de Modesto Carone. São Paulo: Compa-nhia das Letras, 1997.
LECLER, Eric. L’Absolut et la Littérature. Du romantisme allemand à Kafka. Pour une critique politique. Paris: Classiques Garnier, 2013.
LUKÁCS, Georg. Significación actual del realismo crítico. México: Ediciones Era, 1963.
______. Die Eigenart des Ästhetischen. 1. Halbband. Georg Lukács Werk, Band 11. Ber-lin: Luchterhand, 1963.
______. La peculiaridade de lo estético. Vol. 2. Barcelona ”“ México: Ediciones Grijalbo S. A., 1972.
_______. Probleme des Realismus III. Werk, Band 6. Berlin: Luchterhand, 1965.
_______. A questão da sátira. In: _____. Arte e sociedade. Escritos estéticos 1932-1967. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
TERTULIAN, Nicolas. A estética de Lukács trinta anos depois. In: PINASSI, Maria Orlanda, LESSA, Sérgio. Lukács e a atualidade do marxismo. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

Publicado

2018-12-28

Cómo citar

Bastos, H. (2018). “Que tipo de liberdade deseja”:: os limites da farsa, da tragédia e da sátira em O Processo. Revista Cerrados, 27(47), 153–167. https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i47.19734

Número

Sección

Marx: Arte, Literatura e Práxis

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.