Sob as barbas do redentor

análise da canção "las muchachas de Copacabana"

Autores/as

  • Rinaldo de Fernandes Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Canção; Letra poética; Chico Buarque de Hollanda

Resumen

O ensaio analisa as formas de expressão em tensão utilizadas por Chico Buarque que refletem o conteúdo da canção "Las muchachas de Copacabana" cuja temática é o conflito permanente da prostituta. O conflito "mundo de dentro" da prostituição x "mundo de fora" dela (mundo da família e dos conhecidos da prostituta). Assim, o BLOCO 1 traduz o "mundo de dentro", e o BLOCO 2, o "mundo de fora". No BLOCO 1 residem os motivos mais importantes da canção: a transformação do corpo da prostituta em objeto/produto, quando esta parte para as relações no "mundo de dentro", e a aproximação do sentido de prostituta ao de nação do Terceiro Mundo. No BLOCO 2 o poeta, ao tratar da distância geográfica mãe x filha , está metaforizando a distância moral família x prostituta. Metaforiza ainda a migração no país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rinaldo de Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Escritor, doutor em Letras pela UNICAMP e professor de literatura da UFPB. Organizador do livro Chico Buarque do Brasil (Rio de Janeiro: Garamond, 2004)

Cómo citar

Fernandes, R. de. (2015). Sob as barbas do redentor: análise da canção "las muchachas de Copacabana". Revista Cerrados, 13(18), 141–147. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/1041