A Representação Afro-Latino-Americana como Cimarronaje em Changó, el Gran Putas, de Manuel Zapata Olivella

Notes for Latin American Historiography and Literary Criticism.

Autores

  • Rogerio Mendes UFRN

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i61.43934

Palavras-chave:

literatura hispano-americana. Afrodescendência. Pensamento Crítico.

Resumo

Changó, el gran putas, do colombiano Manuel Zapata Olivella, é uma das poucas
epopeias latino-americanas e uma das poucas obras ficcionais em língua espanhola que
reconhecem as contribuições culturais da diáspora africana na América Latina. O livro
apresenta como as cosmogonias e cosmovisões africanas relevam-se no processo de
formação das sociedades e literaturas latino-americanas. A proposta do presente artigo é
refletir sobre alguns critérios de desenvolvimento que tornam a prática de resistência
afrodescendente (cimarronaje) característica fundamental no projeto ético e estético de
Zapata Olivella, marcadamente em Changó, el grand putas, obra referencial para
compreender a América Latina Africana e Mestiça.

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Publicado

31-05-2023

Como Citar

Mendes, R. (2023). A Representação Afro-Latino-Americana como Cimarronaje em Changó, el Gran Putas, de Manuel Zapata Olivella: Notes for Latin American Historiography and Literary Criticism. Revista Cerrados, 32(61), 100–113. https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i61.43934

Edição

Seção

Dossiê - Literaturas africanas e afrodiaspóricas: escritas emancipatórias