Mosaico de moléstias

panorama da pestilência humana na poética de Augusto dos Anjos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.42208

Palavras-chave:

Augusto dos Anjos, poesia, pestilência, morte, modernidade.

Resumo

O presente artigo volta-se à restituição de Augusto dos Anjos no cenário dos estudos literários contemporâneos, visto ainda ser lacunar a atenção voltada aos seus escritos. A discussão lança foco sobre a linguagem da obra EU, cuja primeira publicação se deu no ano de 1912 em meio ao contexto de euforia das elites brasileiras com os ideais de progresso. Analisamos como o EU destoou do imaginário em torno da modernidade compulsória própria do entre-séculos XIX e XX, resultando no afastamento da crítica literária à época. Destacamos a importância do mergulho na textualidade augustiana, o que realizamos a partir de análises das representações das moléstias e da morte, esta considerada como tema-chave da existência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Galdino Nascimento, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005) e Licenciatura em Letras - Habilitação Português/Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999). É Professora Assistente na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuando na graduação e pós-graduação em Letras (campus XX, Brumado). No mesmo campus XX da UNEB coordena o Comitê Local do PROLER. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Escritoras Negras em Profundanças: Diálogos Contrahegemônicos (Programa Afirmativa - UNEB/PROAF-Programa Afirmativa). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Autorias Lésbicas, Bissexuais e Trans não-binárias na Literatura Brasileira Contemporânea: Diálogos Transgressores a partir do Circuito Editorial Profundanças (UNEB/PPG-Programa IC, FAPESB). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa LEALL - Linguagens e Educação: Alfabetização, Leitura, Lingüística e Literatura (CNPq/UNEB). Coordenadora do GRUPELE (Grupo de Estudos sobre Literatura e Etnicidade - UNEB). Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa e suas Literaturas), da Unidade de Educação à Distância - UNEAD/UNEB. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais (Mestrado) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB/campus Jorge Amado). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação e desenvolve projetos sócio-culturais dentro e fora da universidade.

Referências

ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. 9. ed.; com um estudo sobre o poeta, de Antônio Torres. Rio de Janeiro: Bedeschi, 1941.

BOSI. Alfredo. “Poesia resistência”. In: O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1990.

BUENO, Alexei (org.). Obra completa Augusto dos Anjos; organização e notas de. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1994.

CAMUS, Albert. O homem revoltado, 4. Ed; tradução Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro: Record, 1999.

CIORAN, E. M. A tentação de existir; tradução de Miguel Serras Pereira e Ana Luísa Faria. Lisboa: Relógio d’ água editores, s/d.

CIORAN, E. M. . A odisséia da rancor. In: História e utopia; tradução de José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

CIORAN, E. M. . Confissão resumida. In: Exercícios de admiração: ensaios e perfis; prefácio e tradução José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 123-24

DASTUR, Françoise. A morte: ensaio sobre a finitude; tradução de Maria Tereza Pontes. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos, seguido de “envelhecer e morrer”; tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

HELENA, Lúcia. A cosmo-agonia de Augusto dos Anjos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977.

LIMA, Luiz Costa. “A origem como extravio”. In: Pensando nos trópicos. Rio de Janeiro, Rocco, 1991. p. 221-40

PROENÇA, Ivan Cavalcanti. “Imagens Obsessivas em Augusto dos Anjos”. In: ANJOS, Augusto dos. Antologia Poética de Augusto dos Anjos. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.

PROENÇA, M. Cavalcanti. “O artesanato em Augusto dos Anjos”. In: Augusto dos Anjos e outros ensaios. 2. ed. Rio de Janeiro: Grifo; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973.

SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil, vol. III. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

Nascimento, D. G. (2022). Mosaico de moléstias: panorama da pestilência humana na poética de Augusto dos Anjos. Revista Cerrados, 31(59), 78–89. https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.42208

Edição

Seção

Dossiê - Modernismos e modernidades na literatura e nas artes

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.