Modernismos, literatura dramática e sociedade brasileira na virada do século 20

Autores

  • Phelippe Celestino Universidade de São Paulo
  • Elizabeth R. Azevedo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.42203

Palavras-chave:

Modernismo, História do Tetro, Teatro Brasileiro

Resumo

A partir dos processos de origem do Modernismo na Europa, o artigo propõe pensar a situação teatral brasileira da época por meio da análise das características sociais, políticas e econômicas da população local entre os séculos 19 e 20. Discute-se como resultado a hipótese de que havia nesse período certa conjuntura agindo como obstáculo para a instauração das condições sociais necessárias à instalação das ideias teatrais modernistas.

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Biografia do Autor

Phelippe Celestino, Universidade de São Paulo

phelippe.celestino@usp.br
https://orcid.org/0000-0002-8407-7827
Doutorando do PPG em Artes Cênicas da ECA – USP

Elizabeth R. Azevedo, Universidade de São Paulo

bethazevedo@usp.br
https://orcid.org/0000-0003-2583-2615
Professora Sênior Livre Docente do Departamento de Artes Cênicas da ECA - USP

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

Celestino, P., & R. Azevedo, E. (2022). Modernismos, literatura dramática e sociedade brasileira na virada do século 20. Revista Cerrados, 31(59), 39–51. https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.42203

Edição

Seção

Dossiê - Modernismos e modernidades na literatura e nas artes