Confluências entre jornalismo, História e Cinema: narrativas de Ruanda / Confluences in Journalism, History and Film: stories of Rwanda

Autores

  • Morgani Guzzo
  • Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira

Resumo

Confluências entre Jornalismo, História e Cinema: narrativas de Ruanda Retratar histórias é um exercício comum do Jornalismo, da História e também do Cinema. Entretanto, a maneira como essas histórias são contadas pode diferir de acordo com o método utilizado pelos profissionais e com a dose ficcional que se permite imprimir nos relatos. Tanto no Jornalismo quanto na História, os profissionais precisam pesquisar e analisar suas fontes de forma a construir um relato verossímil e de credibilidade. Com base em algumas teorias da História e do Jornalismo e da análise dos retratos do genocídio em Ruanda no livro-reportagem Gostaríamos de informá-lo de que amanhã seremos mortos com nossas famílias ”“ Histórias de Ruanda, é possível considerar que, além de denúncia social, o jornalismo também pode ser considerado documento histórico. Já no cinema, quando se trata de contar uma história real, como no caso do genocídio, é necessário atentar para a maneira como isso será feito, principalmente porque não há obrigatoriedade da verossimilhança e se permite uma boa dose de ficção e um apelo ao sentimental para conseguir atingir o público e incitar emoções. Por meio de teorias do cinema e da análise do filme Hotel Ruanda (2004), busca-se identificar o enfoque dado pelo filme em contraposição ao livro-reportagem, e identificar o cinema como um meio abrangente de crítica social e conscientização. Palavras-chave: jornalismo; livro-reportagem; cinema; história; Ruanda. Confluence between Journalism, History and Film: story of Rwanda To portray histories is a common exercise of Journalism, History and also of Movies. However, the way as those histories are narrated can be different according to the method used by professionals and to the fictional grade that is allowed to print in the reports. In Journalism and in History, professionals need to research and to analyze their sources in order to build a probable and credible report. Based in some theories of History and Journalism and in the analysis of the genocide pictures in Rwanda in the book-report Gostaríamos de informá-lo de que amanhã seremos mortos com nossasfamílias ”“ Histórias de Ruanda, it is possible to consider that, besides social denounce, Journalism also can be considered historical document. In the Movies, when a real history is being told, as in the case of the genocide, it is necessary to pay attention in the way as that will be done, mainly because verisimilitude is not compulsory, and it is permitted a good level of fiction and an appeal to the sentimental aspect to reach the public and to incite emotions. Through theories of Movies and the analysis of the film Hotel Rwanda (2004), it is searched to identify the focus given by the film in opposition to the book-report, and to identify the Movies as an ample vehicle of social criticism and understanding. Keywords: journalism; cinema; history; Rwanda.

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Publicado

26-10-2010

Como Citar

Guzzo, M., & Teixeira, N. C. R. B. (2010). Confluências entre jornalismo, História e Cinema: narrativas de Ruanda / Confluences in Journalism, History and Film: stories of Rwanda. Revista Cerrados, 19(29). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/14014

Edição

Seção

Literatura, teatro e cinema: aproximações críticas e teóricas