Les dimensions culturelles et affectives dans la lecture littéraire
l’expérience du Projet Choix Goncourt 2020
DOI:
https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.41721Palavras-chave:
Literatura Subjetiva. Interculturalidade. Literatura francófona. Choix Goncourt. Ensino de FLE.Resumo
A literatura é um documento autêntico que nos permite viver emoções positivas e/ou negativas em relação ao texto, as quais devem ser exploradas no ensino-aprendizagem do francês língua estrangeira. Em relação à literatura como porta de entrada da cultura do outro, esse artigo tem por objetivo reafirmar a importância das dimensões culturais e afetivas das leituras literárias para os leitores. Nossa análise é realizada a partir das impressões dos estudantes-leitores, constituídas durante a leitura das obras do Choix Goncourt Brésil 2020. Acreditamos que é através da leitura subjetiva exercida pelo estudante que o ensino da interculturalidade se faz mais real, crítico e enriquecedor.
Downloads
Referências
COATALEM, Jean-Luc. La part du fils. Paris : Editions Stock, 2019.
DUBOIS, Jean-Paul. Tous les hommes n’habitent pas le monde de la même façon. Paris : Editions de l’Olivier, 2019.
GODARD, Anne. La littérature dans l’enseignement du FLE. Paris : Didier, 2015.
JOUVE, Vincent. La lecture comme retour sur soi : de l’intérêt pédagogique des lectures subjectives. In : ROUXEL, Annie. LANGLADE, Gérard. Le sujet lecteur. Lecture subjective et enseignement de la littérature. Rennes : PUR, 2004.
LANGLADE, Gérard. Le sujet lecteur auteur de la singularité de l’œuvre. In ROUXEL, Annie. LANGLADE, Gérard. Le sujet lecteur. Lecture subjective et enseignement de la littérature. Rennes : PUR, 2004.
__________. La lecture subjective est-elle soluble dans l’enseignement de la littérature ?. Études de lettres [En ligne], n.1, 2014, p. 47-64. Disponible sur : https://doi.org/10.4000/edl.608. Consulté le 18 décembre 2020.
LE GOFF, François. Metadiscours en écriture d’invention et modes d’investissement du sujet lecteur. In : ROUXEL, Annie. LANGLADE, Gérard. Le sujet lecteur. Lecture subjective et enseignement de la littérature. Rennes : PUR, 2004.
NOTHOMB, Amélie. Soif. Paris : Albin Michel, 2019.
PORCHER, Louis. L'enseignement de la civilisation. Revue française de pédagogie. Volume 108, 1994. p. 5-12.
ROLIN, Olivier. Extérieur Monde. Paris : Gallimard, 2019.
SEOUD, Amor. Pour une didactique de la littérature. Paris : Hatier-Didier, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Milena Berset, Daniela Kunze
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).