Uma análise sobre o possível lugar da literatura francesa contemporânea na realidade sociocultural brasileira

Autores

  • Kevin Turbano Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Nathália Primo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Thaís Bartolomeu Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40769

Palavras-chave:

Choix Goncourt. Literatura Francesa Contemporânea. Competência Intercultural. Francês como Língua Estrangeira. FOU littéraire.

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir da participação do Club de Lecture da UFF, I e II edições, organizado para discutir a realização do Choix Goncourt Brésil. Trata-se de um desdobramento das reflexões do Club em torno de duas obras literárias do referido prêmio, Frère d’âme (2019) e Soif (2020). A proposta centra-se em analisar potenciais colaborações para a difusão da literatura francesa contemporânea na Educação Básica (EB), por meio do ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). Tal escolha justifica-se porque ambas se mostraram pertinentes para uma abordagem que contempla a Competência Intercultural (CI), sustentada por Pinheiro-Mariz (2014), favorecendo as trocas culturais no trabalho possível com o texto literário em sala de aula no Brasil, em particular no que tange à violência e à religião, conforme preconiza o Français sur Objectif Universitaire - FOU littéraire (MANGIANTE & RAVIEZ, 2015).

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Biografia do Autor

Kevin Turbano, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Kevin Soares Turbano é Graduando do curso de Letras - Português/Francês pela UFF. Atualmente é bolsista no LABESTRAD, laboratório de Tradução da UFF, assim como, na mesma universidade, é instrutor de língua francesa no PROLEM, Programa de Línguas Estrangeiras Modernas. Foi instrutor de língua francesa na FISK de Realengo. Participou, enquanto bolsista do Programa de licenciaturas, do projeto "Oficina de francês: formação docente e ensino de línguas adicionais nos anos iniciais do ensino fundamental"

Nathália Primo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nathália Primo é Professora de Redação e Coordenadora Pedagógica no Pré-Universitário Popular Milton Santos. Mestre em Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF/CNPq) e Licenciada em Letras - Português/Literaturas pela mesma universidade. Integra o Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB/CNPq), no qual desenvolveu atividade como pesquisadora júnior do Real Gabinete Português de Leitura junto à Fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente, é graduanda em Letras - Português/Francês  e pós-graduanda na Especialização em Língua Portuguesa para Estrangeiros, ambos na UFF.

Thaís Bartolomeu, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thaís Bartolomeu é doutoranda em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense e integrante do grupo de pesquisa “O passado no presente: releituras da Modernidade" (UFF/CNPq), coordenado por sua orientadora, a professora doutora Maria Elizabeth Chaves de Mello. Mestre em Estudos de Literatura (subárea de Literatura Brasileira e Teorias da Literatura, linha de pesquisa Literatura, História e Cultura) e Licenciada em Letras - Português/Inglês, ambos pela mesma instituição.

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Publicado

2022-03-23

Como Citar

Turbano, K., Primo, N. ., & Bartolomeu, T. . (2022). Uma análise sobre o possível lugar da literatura francesa contemporânea na realidade sociocultural brasileira . caleidoscópio: Literatura E tradução, 5(2). https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40769