Uma análise sobre o possível lugar da literatura francesa contemporânea na realidade sociocultural brasileira

Auteurs-es

  • Kevin Turbano Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Nathália Primo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Thaís Bartolomeu Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI :

https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40769

Mots-clés :

Choix Goncourt. Littérature française contemporaine. Compétence interculturelle. Français langue étrangère. FOU littéraire.

Résumé

À partir de la participation dans le Club de Lecture de l'UFF aux éditions précédentes du Choix Goncourt Brésil, cet article propose de réfléchir sur-deux (L'livres, en particulier, à savoir : Frère D'âme (2019) et Soif(2020), concernant leurs collaborations potentielles pour la diffusion de la littérature française contemporaine dans l'éducation de base, à travers l'enseignement du Français Langue étrangère (FLE). Ce choix estjustifié car celles-ci se sont avérées pertinentes
pour une approche qui met en relief la Compétence Interculturelle (CI), proposée par Pinheiro-Mariz (2014). Cette approche semble favoriser les échanges interculturels dans le travail avec le texte littéraire en classe de langues au Brésil, plus précisément pour le débat autour de la violence et la religion, d'après ce que préconise le Français sur Objectif Universitaire - le FOU filière littéraire plus précisément(MANGIANTE; RAVIEZ, 2015.

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Bibliographies de l'auteur-e

Kevin Turbano, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Kevin Soares Turbano é Graduando do curso de Letras - Português/Francês pela UFF. Atualmente é bolsista no LABESTRAD, laboratório de Tradução da UFF, assim como, na mesma universidade, é instrutor de língua francesa no PROLEM, Programa de Línguas Estrangeiras Modernas. Foi instrutor de língua francesa na FISK de Realengo. Participou, enquanto bolsista do Programa de licenciaturas, do projeto "Oficina de francês: formação docente e ensino de línguas adicionais nos anos iniciais do ensino fundamental"

Nathália Primo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nathália Primo é Professora de Redação e Coordenadora Pedagógica no Pré-Universitário Popular Milton Santos. Mestre em Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF/CNPq) e Licenciada em Letras - Português/Literaturas pela mesma universidade. Integra o Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB/CNPq), no qual desenvolveu atividade como pesquisadora júnior do Real Gabinete Português de Leitura junto à Fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente, é graduanda em Letras - Português/Francês  e pós-graduanda na Especialização em Língua Portuguesa para Estrangeiros, ambos na UFF.

Thaís Bartolomeu, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thaís Bartolomeu é doutoranda em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense e integrante do grupo de pesquisa “O passado no presente: releituras da Modernidade" (UFF/CNPq), coordenado por sua orientadora, a professora doutora Maria Elizabeth Chaves de Mello. Mestre em Estudos de Literatura (subárea de Literatura Brasileira e Teorias da Literatura, linha de pesquisa Literatura, História e Cultura) e Licenciada em Letras - Português/Inglês, ambos pela mesma instituição.

Références

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Publié-e

2022-03-23

Comment citer

Turbano, K., Primo, N. ., & Bartolomeu, T. . (2022). Uma análise sobre o possível lugar da literatura francesa contemporânea na realidade sociocultural brasileira . caleidoscópio: Literatura E tradução, 5(2). https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40769