Uma análise sobre o possível lugar da literatura francesa contemporânea na realidade sociocultural brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40769Keywords:
Choix Goncourt. Literatura Francesa Contemporânea. Competência Intercultural. Francês como Língua Estrangeira. FOU littéraire.Abstract
O presente artigo foi elaborado a partir da participação do Club de Lecture da UFF, I e II edições, organizado para discutir a realização do Choix Goncourt Brésil. Trata-se de um desdobramento das reflexões do Club em torno de duas obras literárias do referido prêmio, Frère d’âme (2019) e Soif (2020). A proposta centra-se em analisar potenciais colaborações para a difusão da literatura francesa contemporânea na Educação Básica (EB), por meio do ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). Tal escolha justifica-se porque ambas se mostraram pertinentes para uma abordagem que contempla a Competência Intercultural (CI), sustentada por Pinheiro-Mariz (2014), favorecendo as trocas culturais no trabalho possível com o texto literário em sala de aula no Brasil, em particular no que tange à violência e à religião, conforme preconiza o Français sur Objectif Universitaire - FOU littéraire (MANGIANTE & RAVIEZ, 2015).
Downloads
References
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, 2018. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 1/9/2021
______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf.
______. Câmara de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf
______. Lei Federal Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 1 set. 2021.
______. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: Ministério da Educação, 1998a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf
_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em:
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
CAMELO, E. GALLI, J.A. Línguas estrangeiras e outras relações possíveis com a escola pública. In. Revista Investigações, Recife, v. 32, n. 2, p. 456-478. Dezembro de 2019. https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/241740/34168. Acesso em: 04 set. 2021.
CUQ, J-P. Dictionnaire de Didactiques du Français: langue étrangère et seconde. Paris: CLE International, 2010.
GALLI, J.A. A noção de intercultural e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil: representações e realidades do FLE. EntreLínguas, v. 1, p.111-129-129, 2015.
______. La notion d’interculturel et l’enseignement-apprentissage des langues étrangères au Brésil: représentations et réalités du français. In: Synergies Brésil – Territoires et expériences de la francophonie en Amérique du Sud et ailleurs. Número 12, GERFLINT, 2017b, p. 81-102. http://gerflint.fr/Base/Bresil12/armani_galli.pdf
______et al. A representação da Língua Francesa expectativas universitárias e realidade na escola pública: um recorte plurilíngue em terras fluminenses. Leitura, [S. l.], n. 68, p. 207–222, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.2021v0n68p207-222. Disponível em:
https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11872. Acesso em: 3 set. 2021.
MANGIANTE, J-M.; RAVIEZ, F. Réussir ses études littéraires. Grenoble: PUG, 2015.
PINHEIRO-MARIZ, J. O desenvolvimento da competência intercultural em aula de língua estrangeira. In: Leitura(s) em francês língua estrangeira. PIETRARÓIA, C. M. C. e ALBUQUERQUE-COSTA. H. (orgs). São Paulo: Editora Paulistana, Série Enjeu, volume 2, 2014. P. 87-112.
MALVEZZI, K. F. O ensino de língua estrangeira na Educação Básica brasileira: Novos Caminhos. In: XI Congresso Nacional de Educação – Educere, 2013. Disponível em:
http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7183_4120.pdf.
ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Kevin Turbano, Nathália Primo, Thaís Bartolomeu
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright Notice
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).