Uma análise sobre o possível lugar da literatura francesa contemporânea na realidade sociocultural brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40769Palabras clave:
Choix Goncourt. Literatura Francesa Contemporânea. Competência Intercultural. Francês como Língua Estrangeira. FOU littéraire.Resumen
O presente artigo foi elaborado a partir da participação do Club de Lecture da UFF, I e II edições, organizado para discutir a realização do Choix Goncourt Brésil. Trata-se de um desdobramento das reflexões do Club em torno de duas obras literárias do referido prêmio, Frère d’âme (2019) e Soif (2020). A proposta centra-se em analisar potenciais colaborações para a difusão da literatura francesa contemporânea na Educação Básica (EB), por meio do ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). Tal escolha justifica-se porque ambas se mostraram pertinentes para uma abordagem que contempla a Competência Intercultural (CI), sustentada por Pinheiro-Mariz (2014), favorecendo as trocas culturais no trabalho possível com o texto literário em sala de aula no Brasil, em particular no que tange à violência e à religião, conforme preconiza o Français sur Objectif Universitaire - FOU littéraire (MANGIANTE & RAVIEZ, 2015).
Descargas
Citas
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, 2018. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 1/9/2021
______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf.
______. Câmara de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf
______. Lei Federal Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 1 set. 2021.
______. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: Ministério da Educação, 1998a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf
_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em:
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
CAMELO, E. GALLI, J.A. Línguas estrangeiras e outras relações possíveis com a escola pública. In. Revista Investigações, Recife, v. 32, n. 2, p. 456-478. Dezembro de 2019. https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/241740/34168. Acesso em: 04 set. 2021.
CUQ, J-P. Dictionnaire de Didactiques du Français: langue étrangère et seconde. Paris: CLE International, 2010.
GALLI, J.A. A noção de intercultural e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil: representações e realidades do FLE. EntreLínguas, v. 1, p.111-129-129, 2015.
______. La notion d’interculturel et l’enseignement-apprentissage des langues étrangères au Brésil: représentations et réalités du français. In: Synergies Brésil – Territoires et expériences de la francophonie en Amérique du Sud et ailleurs. Número 12, GERFLINT, 2017b, p. 81-102. http://gerflint.fr/Base/Bresil12/armani_galli.pdf
______et al. A representação da Língua Francesa expectativas universitárias e realidade na escola pública: um recorte plurilíngue em terras fluminenses. Leitura, [S. l.], n. 68, p. 207–222, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.2021v0n68p207-222. Disponível em:
https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11872. Acesso em: 3 set. 2021.
MANGIANTE, J-M.; RAVIEZ, F. Réussir ses études littéraires. Grenoble: PUG, 2015.
PINHEIRO-MARIZ, J. O desenvolvimento da competência intercultural em aula de língua estrangeira. In: Leitura(s) em francês língua estrangeira. PIETRARÓIA, C. M. C. e ALBUQUERQUE-COSTA. H. (orgs). São Paulo: Editora Paulistana, Série Enjeu, volume 2, 2014. P. 87-112.
MALVEZZI, K. F. O ensino de língua estrangeira na Educação Básica brasileira: Novos Caminhos. In: XI Congresso Nacional de Educação – Educere, 2013. Disponível em:
http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7183_4120.pdf.
ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Kevin Turbano, Nathália Primo, Thaís Bartolomeu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a laLicencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).