Representações e significados da deficiência nos livros didáticos de Ciências do PNLD 2007
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v15i32.13035Keywords:
Análise de Conteúdo, Pessoa com Deficiência, Livro Didático, Políticas EducacionaisAbstract
Relata pesquisa que descreveu o formato discursivo que os livros didáticos de Ciências deram à s pessoas com deficiência. Trinta e seis livros dos anos iniciais do ensino fundamental, aprovados pelo PNLD 2007, compuseram o corpus empírico. O registro quantitativo de regularidades presentes no conjunto amostral foi interpretado à luz das recomendações do MEC para a validação de livros didáticos. Os achados apontaram uma utilização instrumental e utilitarista da pessoa com deficiência. Dado o compromisso curricular destes livros em abordar temas como saúde, órgãos dos sentidos e sexualidade, houve uma apropriação reducionista da deficiência para a exemplificação das disfunções do corpo e de seus sistemas e de peculiaridades hereditárias. Esta pesquisa se justificou a partir de pressupostos da Política Nacional de Direitos Humanos, que prevê ações de revisão de livros didáticos, de modo a preservar a imagem de categorias minoritárias. Assim também, visou contribuir para que os livros usados nas escolas - que se pretendem afirmadoras dos direitos das pessoas com deficiências ”“ não contradigam as intenções inclusivistas e de respeito à diversidade, apregoadas pelas políticas governamentais.
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