Representações e significados da deficiência nos livros didáticos de Ciências do PNLD 2007
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v15i32.13035Palabras clave:
Análise de Conteúdo, Pessoa com Deficiência, Livro Didático, Políticas EducacionaisResumen
Relata pesquisa que descreveu o formato discursivo que os livros didáticos de Ciências deram à s pessoas com deficiência. Trinta e seis livros dos anos iniciais do ensino fundamental, aprovados pelo PNLD 2007, compuseram o corpus empírico. O registro quantitativo de regularidades presentes no conjunto amostral foi interpretado à luz das recomendações do MEC para a validação de livros didáticos. Os achados apontaram uma utilização instrumental e utilitarista da pessoa com deficiência. Dado o compromisso curricular destes livros em abordar temas como saúde, órgãos dos sentidos e sexualidade, houve uma apropriação reducionista da deficiência para a exemplificação das disfunções do corpo e de seus sistemas e de peculiaridades hereditárias. Esta pesquisa se justificou a partir de pressupostos da Política Nacional de Direitos Humanos, que prevê ações de revisão de livros didáticos, de modo a preservar a imagem de categorias minoritárias. Assim também, visou contribuir para que os livros usados nas escolas - que se pretendem afirmadoras dos direitos das pessoas com deficiências ”“ não contradigam as intenções inclusivistas e de respeito à diversidade, apregoadas pelas políticas governamentais.
Descargas
Citas
ALVES, N. C. A saúde na sala de aula: uma análise nos livros didáticos. Cadernos CEDES, 18: 38-53, 1987.
BARROS, A.S.S. Discursos e significados sobre as pessoas com deficiências nos livros didáticos de Português: limites na comunicação de sentidos e representações acerca da diferença. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.13, n.1, p.61-76. Jan.-Abr. 2007.
BIZZO, N. Falhas no ensino de Ciências. Revista Ciência Hoje, v. 27, n. 159, p. 26-31, 2000.
BRANDÃO, H.M.B.; MARTINS, A.A. A leitura literária no PNLD diante dos PCNs: pretextos versus contextos. In: ROJO, R.; BATISTA, A.A.G. (orgs.) Livro Didático de Língua Portuguesa, Letramento e Cultura Escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2003. p. 253-275.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2000.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
DINIZ, Debora, LIONÇO, Tatiana. Diversidade cultural nos livros de ensino religioso. In: DINIZ, Debora, LIONÇO,Tatiana, CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e ensino religioso no Brasil. Brasília: UNESCO: Letraslivres: EdUnB, 2010.
FAGUNDES,V.A. Imagem social do “deficiente” nos livros didáticos do primeiro grau. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) ”“ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1989.
FIGUEIRA, E. As pessoas com deficiências no contexto da literatura infantojuvenil e didática. Mimesis, Bauru,v. 21,n.1,p.39-52, 2000.
HOFLING, E. M. Notas para discussão quanto à implementação de programas de Governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação e Sociedade, São Paulo, n. 70, p. 159-170. Abr. 2000.
KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v.14, n.1. p.85-93. 2000
LEMOS, Maria Patrícia Freitas de. O estudo do tratamento da informação nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 12, n. 2, p. 171-184, ago. 2006.
LOPES, Maria Margaret. Culturas das Ciências Naturais. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 457-470, 2005.
MACEDO Elizabeth. A imagem da ciência: folheando um livro didático. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 86, p. 103-129, abril 2004.
MAINGUENEAU, Dominique. Termos-chave da Análise de Discurso. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
MEGID NETO, Jorge, FRACALANZA, Hilário. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
MOHR, A. A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries. Cadernos de Pesquisa, n.94, p.50-57, 1995.
MOHR, A. Análise do conteúdo de ‘saúde’ em livros didáticos. Ciência & Educação, v. 6, n. 2, p. 89-106, 2000.
MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
NARDI, R. Questões atuais no Ensino de Ciências. Escrituras, 2001.
PRETTO, Nelson de Luca. A ciência nos livros didáticos. Campinas-SP: Ed. da UNICAMP; Salvador: CED/UFBA, 1985.
VIEIRA, Camila Mugnai; DENARI, Fátima Elisabeth. O que pensam e sentem crianças não deficientes em relação à s deficiências e à inclusão: revisão bibliográfica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 16, n. 27, p. 31-40, jan./jun., 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.