Representações e significados da deficiência nos livros didáticos de Ciências do PNLD 2007

Autores/as

  • Alessandra Santana Soares e Barros UFBA

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v15i32.13035

Palabras clave:

Análise de Conteúdo, Pessoa com Deficiência, Livro Didático, Políticas Educacionais

Resumen

Relata pesquisa que descreveu o formato discursivo que os livros didáticos de Ciências deram às pessoas com deficiência. Trinta e seis livros dos anos iniciais do ensino fundamental, aprovados pelo PNLD 2007, compuseram o corpus empírico. O registro quantitativo de regularidades presentes no conjunto amostral foi interpretado à luz das recomendações do MEC para a validação de livros didáticos. Os achados apontaram uma utilização instrumental e utilitarista da pessoa com deficiência. Dado o compromisso curricular destes livros em abordar temas como saúde, órgãos dos sentidos e sexualidade, houve uma apropriação reducionista da deficiência para a exemplificação das disfunções do corpo e de seus sistemas e de peculiaridades hereditárias. Esta pesquisa se justificou a partir de pressupostos da Política Nacional de Direitos Humanos, que prevê ações de revisão de livros didáticos, de modo a preservar a imagem de categorias minoritárias. Assim também, visou contribuir para que os livros usados nas escolas - que se pretendem afirmadoras dos direitos das pessoas com deficiências ”“ não contradigam as intenções inclusivistas e de respeito à diversidade, apregoadas pelas políticas governamentais. 

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Publicado

2013-09-30

Cómo citar

BARROS, Alessandra Santana Soares e. Representações e significados da deficiência nos livros didáticos de Ciências do PNLD 2007. SER Social, Brasília, v. 15, n. 32, p. 75–91, 2013. DOI: 10.26512/ser_social.v15i32.13035. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13035. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos - Temáticos