Campi interiorizados da UFPE e o desafio da sua consolidação: uma análise a partir dos indicadores acadêmicos e profissionais da instituição

Autores

  • Tatianne Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v26i55.52969

Palavras-chave:

Interiorização universitária federal., Trabalho docente., Governos Lula da Silva e Dilma Rousseff., Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a dinâmica de expansão
interiorizada da Universidade Federal de Pernambuco e as suas repercussões para o desenvolvimento das atividades acadêmicas no Centro Acadêmico do Agreste e no Centro Acadêmico de Vitória. Como marco teórico-epistemológico, utilizamos o materialismo histórico-dialético. Como caminho metodológico, recorremos à pesquisa documental, valendo-se de documentos da UFPE (2015a; 2015b; 2017;
2019) e de seus indicadores institucionais referentes à distribuição dos grupos de pesquisa, projetos de iniciação científica e projetos de extensão entre os diferentes campi da universidade. Como conclusões, verificamos que o campus sede da UFPE apresentou, quase sempre, os números mais proporcionais do que os das unidades acadêmicas interiorizadas, o que indica condições diferenciadas de desenvolvimento
do trabalho acadêmico entre campi da universidade, com destaque para o contexto especialmente crítico da unidade de Caruaru.

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Publicado

02-07-2024

Como Citar

SILVA, Tatianne. Campi interiorizados da UFPE e o desafio da sua consolidação: uma análise a partir dos indicadores acadêmicos e profissionais da instituição. SER Social, Brasília, v. 26, n. 55, 2024. DOI: 10.26512/ser_social.v26i55.52969. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/52969. Acesso em: 2 jul. 2024.

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