Epistemologias da igualdade:
Entrevistada - Magali da Silva Almeida
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v19i41.14948Palavras-chave:
Questão Racial, RacismoResumo
Magali da Silva Almeida, professora do curso de Serviço Social da UFBA, é reconhecida nacionalmente como um dos principais nomes do debate sobre questão racial no Serviço Social, e como uma das pioneiras dos estudos sobre população negra na profissão. Sua atuação é reconhecida nos espaços do movimento negro brasileiro, Magali é também memória viva dos processos de aproximação entre o Serviço Social e a questão racial, em seus aspectos políticos, culturais e epistemológicos. Atua na defesa da saúde da população negra e no movimento de mulheres negras. Desde 2010 atua no Grupo Temático de Pesquisa “Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, raça/etnia e sexualidade”da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS, sendo a atual coordenadora da ênfase raça e etnia deste Grupo.
Downloads
Referências
LAMARCA, G; VETTORE, M. A nova composição racial brasileira segundo o censo de 2010. Determinantes sociais da saúde: portal e observatório sobre iniquidades em saúde. 21/01/2012. Disponível em: <http://dssbr.org/site/2012/01/a-nova-composicao-racial-brasileira-segundo-o-censo-2010/>. Acesso em: 15/10/2017.
VARGAS, J. C. A diáspora negra como genocídio: Brasil, Estados Unidos ou uma geografia supranacional da morte e suas alternativas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as). V. 1, n. 2, jul.-
-out./2010, p. 31-65.
MOURA, C. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Ática. Série Fundamentos, n. 34, 1988.
______. O racismo como arma ideológica de dominação. Princípios. Ed. 129, jan-fev./2014, p. 4-20.
MOURA, M. C. B. de. Os mercadores, o tempo e a filosofia: Marx e a religiosidade. Porto Alegre: Edipuc-RS, 2004.
MENEZES. F. C. Repensando a funcionalidade do racismo para o capitalismo no Brasil contemporâneo. Libertas, v. 13, n. 1, p. 9-72, jan.-jun./2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.