Da Escravidão ao Trabalho Livre:

contribuições para o trabalho do assistente social

Autores

  • Marcia Campos Eurico FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL - FAPSS SP

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v19i41.14947

Palavras-chave:

Questão Étnico-racial, Questão Social, Trabalho, Serviço Social

Resumo

O artigo busca problematizar a questão étnico-racial, seus contornos específicos no âmbito das relações sociais no Brasil, e o processo de transição do trabalho escravo para o trabalho livre, bem como a manutenção das bases de desumanização da população negra. É o racismo, ao invés da ausência dele, que molda as relações sociais e o processo de trabalho, o que exige que a profissão se aproprie de referenciais teóricos capazes de desvelar a base da desigualdade social, na perspectiva histórica. A análise sobre a significativa presença da população negra no Brasil, sua inserção, em geral, precária no mundo do trabalho e as diversas violações de direito a que está exposta cotidianamente exigem uma luta coletiva, capaz de unir os diversos sujeitos sociais, as diversas áreas do conhecimento e eixos de pesquisa na transformação da realidade social e o Serviço Social não pode fugir desta batalha.

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Biografia do Autor

Marcia Campos Eurico, FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL - FAPSS SP

Doutoranda em Serviço Social - PUC/SP ”“ Área de Pesquisa: racismo institucional, relações inter-raciais. Mestra em Serviço Social ”“ PUC/SP ”“ Dissertação: Questão racial e serviço social: uma reflexão sobre o racismo institucional e o trabalho do assistente social. Docente na Faculdade Paulista de Serviço Social - FAPSS. Assistente Social do Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS. Experiência com projetos de prevenção na área DST/HIV/AIDS: gênero e sexualidade.

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Publicado

02/06/2018

Como Citar

EURICO, Marcia Campos. Da Escravidão ao Trabalho Livre:: contribuições para o trabalho do assistente social. SER Social, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 414–427, 2018. DOI: 10.26512/ser_social.v19i41.14947. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/14947. Acesso em: 20 abr. 2024.