Lutas sociais e educação: os (des)caminhos dos Projetos Político-Pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v20i43.18861Palavras-chave:
projetos político-pedagógicos, luta social, educação, pobreza, desigualdade socialResumo
O artigo apresenta uma análise da relação das pautas das lutas
sociais, em especial as do campo educacional, com os conteúdos dos
Projetos Político-Pedagógicos em um contexto de regressão de direitos em face da crise do capital. Trata-se de resultados parciais de uma pesquisa quanti-qualitativa realizada sobre uma base documental mais ampla, sendo aqui privilegiados os PPPs de 12 escolas de Santa Catarina. As pautas das lutas da educação defendem a instituição de um sistema de educação universal, público, democrático e de qualidade em correlação com os direitos da cidadania. Conclui que os conteúdos dos PPPs trazem críticas à ordem social do capital, ainda que sem confronto com questões estruturais dessa sociabilidade, propondo a educação como solução dos problemas sociais e necessária para o desenvolvimento da condição cidadã dos/as estudantes, sem, no entanto, refletir sobre a pobreza e desigualdade social, expressões cabais da negação de direitos.
Downloads
Referências
BAIRRO DA JUVENTUDE DOS PADRES ROGACIONISTAS ”“ ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE PAULO PETRUZZELLIS. Projeto Político-Pedagógico, Criciúma-SC, 2015.
DUARTE, N. de S. Uma crítica da relação entre educação e pobreza. In: YANNOULAS, S. C. (Coord.). Política educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação multideterminada. Brasília: Liber Livro, 2013, p. 67-86.
ESCOLA BÁSICA PASSO DA LIMEIRA. Projeto Político-Pedagógico, Alfredo Wagner”“ SC, 2016.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GOVERNADOR CELSO RAMOS. Projeto Político-Pedagógico, Blumenau-SC, 2016.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª OTÃLIA ULYSSÉA UNGARETTI. Projeto Político-Pedagógico, Cerro Negro-SC, 2014.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ZULMIRA AUTA DA SILVA. Projeto Político-Pedagógico, Lages-SC, 2016.
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO CARNEIRO. Projeto Político-Pedagógico, Calmon-SC, 2014.
ESCOLA MUNICIPAL SERRA DA ABELHA. Projeto Político-Pedagógico, Vitor Meirelles-SC, 2015.
ESCOLA PARQUE CIDADÃ CYRO SOSNOSKY. Projeto Político-Pedagógico, Chapecó-SC, [2016?].
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Temas de cultura; Ação católica; Americanismo e fordismo, v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
LUPATINI, M. Crise do capital e dívida pública. In: SALVADOR, E. et al. (Orgs.). Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez, 2012, p. 59-91.
MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.
ORTIZ, R. Identidades culturais no contexto da globalização. Entrevista concedida à Roseli Fígaro. Revista Comunicação e Educação, São Paulo [18], p. 68-80, maio-ago./2000. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36922/39644>. Acesso em: 12/12/2017.
ROSAR, M. F. F. Educação e movimentos sociais: avanços e recuos entre o século XX e o século XXI. Educação em Revista, v. 12, n. 2, p. 145-162, jul.-dez./2011. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/2492/2029>. Acesso em: 24/05/2018.
SALVADOR, E. Fundo público e políticas sociais na crise do capitalismo. Revista Serviço Social e Sociedade, n. 104, p. 605-631, out.-dez./2012.
TONET, I. Educação contra o capital. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico: novas trilhas para a escola. In: VEIGA, I. P. A.; FONSECA, M. (Orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas-SP: Papirus, 2001, p. 45-66.
YANNOULAS, S. C.; DUARTE, N. de S. Conversando com as professoras de educação básica. In: YANNOULAS, S. C. (Coord.). Política educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação multideterminada. Brasília: Liber Livro, 2013, p. 215-233.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.