Lutas sociais e educação: os (des)caminhos dos Projetos Político-Pedagógicos

Autores

  • Adir Valdemar Garcia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jaime Hillesheim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tânia Regina Kruger Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v20i43.18861

Palavras-chave:

projetos político-pedagógicos, luta social, educação, pobreza, desigualdade social

Resumo

O artigo apresenta uma análise da relação das pautas das lutas
sociais, em especial as do campo educacional, com os conteúdos dos
Projetos Político-Pedagógicos em um contexto de regressão de direitos em face da crise do capital. Trata-se de resultados parciais de uma pesquisa quanti-qualitativa realizada sobre uma base documental mais ampla, sendo aqui privilegiados os PPPs de 12 escolas de Santa Catarina. As pautas das lutas da educação defendem a instituição de um sistema de educação universal, público, democrático e de qualidade em correlação com os direitos da cidadania. Conclui que os conteúdos dos PPPs trazem críticas à ordem social do capital, ainda que sem confronto com questões estruturais dessa sociabilidade, propondo a educação como solução dos problemas sociais e necessária para o desenvolvimento da condição cidadã dos/as estudantes, sem, no entanto, refletir sobre a pobreza e desigualdade social, expressões cabais da negação de direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adir Valdemar Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagogo, doutor em Sociologia Política, professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Jaime Hillesheim, Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente social, doutor em Serviço Social, professor do Departamento de Serviço Social, do Centro Socioeconômico, da Universidade Federal de Santa Catarina

Tânia Regina Kruger, Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente social, doutora em Serviço Social, professora do Departamento de Serviço Social, do Centro Socioeconômico, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

BAIRRO DA JUVENTUDE DOS PADRES ROGACIONISTAS ”“ ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE PAULO PETRUZZELLIS. Projeto Político-Pedagógico, Criciúma-SC, 2015.

DUARTE, N. de S. Uma crítica da relação entre educação e pobreza. In: YANNOULAS, S. C. (Coord.). Política educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação multideterminada. Brasília: Liber Livro, 2013, p. 67-86.

ESCOLA BÁSICA PASSO DA LIMEIRA. Projeto Político-Pedagógico, Alfredo Wagner”“ SC, 2016.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GOVERNADOR CELSO RAMOS. Projeto Político-Pedagógico, Blumenau-SC, 2016.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª OTÃLIA ULYSSÉA UNGARETTI. Projeto Político-Pedagógico, Cerro Negro-SC, 2014.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ZULMIRA AUTA DA SILVA. Projeto Político-Pedagógico, Lages-SC, 2016.

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO CARNEIRO. Projeto Político-Pedagógico, Calmon-SC, 2014.

ESCOLA MUNICIPAL SERRA DA ABELHA. Projeto Político-Pedagógico, Vitor Meirelles-SC, 2015.

ESCOLA PARQUE CIDADÃ CYRO SOSNOSKY. Projeto Político-Pedagógico, Chapecó-SC, [2016?].

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Temas de cultura; Ação católica; Americanismo e fordismo, v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

LUPATINI, M. Crise do capital e dívida pública. In: SALVADOR, E. et al. (Orgs.). Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez, 2012, p. 59-91.

MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

ORTIZ, R. Identidades culturais no contexto da globalização. Entrevista concedida à Roseli Fígaro. Revista Comunicação e Educação, São Paulo [18], p. 68-80, maio-ago./2000. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36922/39644>. Acesso em: 12/12/2017.

ROSAR, M. F. F. Educação e movimentos sociais: avanços e recuos entre o século XX e o século XXI. Educação em Revista, v. 12, n. 2, p. 145-162, jul.-dez./2011. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/2492/2029>. Acesso em: 24/05/2018.

SALVADOR, E. Fundo público e políticas sociais na crise do capitalismo. Revista Serviço Social e Sociedade, n. 104, p. 605-631, out.-dez./2012.

TONET, I. Educação contra o capital. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico: novas trilhas para a escola. In: VEIGA, I. P. A.; FONSECA, M. (Orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas-SP: Papirus, 2001, p. 45-66.

YANNOULAS, S. C.; DUARTE, N. de S. Conversando com as professoras de educação básica. In: YANNOULAS, S. C. (Coord.). Política educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação multideterminada. Brasília: Liber Livro, 2013, p. 215-233.

Downloads

Publicado

13-11-2018

Como Citar

GARCIA, Adir Valdemar; HILLESHEIM, Jaime; KRUGER, Tânia Regina. Lutas sociais e educação: os (des)caminhos dos Projetos Político-Pedagógicos. SER Social, Brasília, v. 20, n. 43, p. 290–309, 2018. DOI: 10.26512/ser_social.v20i43.18861. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/18861. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)