O HOMEM CONTEMPORÂNEO E OS SENTIDOS DE DESENVOLVIMENTO E DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria Teresa Franco Ribeiro Universidade Federal da Bahia
  • Iracema dos Santos Lima FEA-Jaboticaba /Quixabeira Bahia
  • Adriana Melo Escola Municipal de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v15i32.13041

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento, Sujeitos do mundo, Transformação

Resumo

A partir das reflexões de Marx, da reverberação de seu pensamento em diversos autores, e da complexidade das transformações do mundo contemporâneo, centramos nossa reflexão sobre a necessidade de outros olhares sobre a questão do chamado desenvolvimento que levem em conta a educação, a formação/transformação dos sujeitos. Educação como práxis em que ação e reflexão caminham de forma solidária e se iluminam de forma constante, mutuamente. A educação é aliada fundamental no processo de reencontro e de transformação dos sujeitos do mundo, fragmentados, desqualificados e invisibilizados pela ciência moderna. Ela deve buscar a formação/transformação contínua da consciência crítica, o despertar de um vir a ser o que se é, proporcionando, aos mais diferentes sujeitos, a realização como “pessoa a tempo inteiro”, para usar a expressão de Mia Couto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Franco Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Professora/pesquisadora da Escola de Administração da UFBA. Dra em Economia e Pos-doc em Geografia pela Universidade de Paris III. Ensina, pesquisa na área de desenvolvimento, território, ciência e tecnologia.

Iracema dos Santos Lima, FEA-Jaboticaba /Quixabeira Bahia

Iracema Lima dos Santos é mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia, atua como educadora da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Jaboticaba, é  membro do Fórum Estadual de Educação do Campo ”“ FEEC ”“ e da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro ”“ RESAB

Adriana Melo, Escola Municipal de Belo Horizonte

Adriana Melo é graduada em Letras, mestre em Geografia e doutora em Geografia, todos pela UFMG. Poeta, contista e ensaísta, estuda as questões socioespaciais no contato com as diversas literaturas e artes verbais, ensaiando abordagens que se expressem numa ecologia de saberes.

Downloads

Publicado

09/30/2013

Como Citar

RIBEIRO, M. T. F.; LIMA, I. dos S.; MELO, A. O HOMEM CONTEMPORÂNEO E OS SENTIDOS DE DESENVOLVIMENTO E DE EDUCAÇÃO. SER Social, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 211–230, 2013. DOI: 10.26512/ser_social.v15i32.13041. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13041. Acesso em: 8 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos de Temas Livres