As interfaces da Assistências Social:

destaque à relação com a política de transportes

Autores

  • Potyara A. P. Pereira

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v0i12.12934

Palavras-chave:

Assistência social, Interfaces, Vínculos orgânicos

Resumo

Dois são os principais propósitos deste ensaio: a) ratificar a existência de interfaces entre a política de assistência social e as demais políticas públicas (econômicas e sociais), as quais podem ser trabalhadas em prol da extensão da cidadania; b) contradizer a tendência tecnocrática de separar as políticas públicas em setores para conferir-lhes conteúdo próprio. Para ilustrar os argumentos apresentados destaca-se a relação entre a política de assistência e a política de transporte, mostrando que elas podem manter vínculos orgânicos entre si sem perder as suas identidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Potyara A. P. Pereira

Professora do Departamento de Serviço Social e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, da Universidade de Brasília (NEPPOS/CEAM/UnB).

Referências

BARAT, Josef. Transportes urbanos no Brasil: diagnóstico e perspectiva. Revista Planejamento e Políticas, Brasília, v.1, n.1, 1991.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Senado Federal, 1998.

CEPAL. Opciones y falsos dilemas para los anos noventa: lo nuevo y lo viejo en política social en América Latina. LC/R. 852.26 de deciembre. División de Desarrollo Social de la CEPAL. 1989.

GANNON, Colin A.; LIU, Zhi. Poverty and transport. 1997. (The World Bank Discussion Paper).

KOWARICK, Lúcio. A espoliação urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LUSTOSA, Theodoro de C. et al. Avaliação preliminar do transporte rural: destaque para o segmento escolar. Relatório final. Brasília-DF: Geipot, 1995.

MPAS. Rumos da nova previdência. In: GRUPO DE TRABALHO PARA A REESTRUTURAÇÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Anais. Brasília-DF, 1986. Tomo 1.

PEREIRA-PEREIRA, Potyara A. Conceitos e funções da assistência social. In: ______ . A assistência social na perspectiva dos direitos: crítica aos padrões dominantes de proteção aos pobres no Brasil. Brasília: Thesaurus, 1996.

______. Os falsos dilemas da assistência social: um esforço de compreensão crítica com base em evidências empíricas. In: ______. A assistência social na perspectiva dos direitos: crítica aos padrões dominantes de proteção aos pobres no Brasil. Brasília: Thesaurus, 1996.

ROCHA, Carla Barbosa. O benefício de prestação continuada como política de renda mínima no Brasil: uma questão centrada na pessoa portadora de deficiência. Rio de Janeiro, 2002. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SANTOS, Marlene de Jesus Silva. Impacto do benefício de prestação continuada na vida de seus beneficiários no Distrito Federal: materialização do direito de assistência social. Trabalho de conclusão de curso de graduação em Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, 2003.

SILVA, José Veríssimo da. Considerações sobre a dimensão social da política de transporte no Brasil: uma contribuição à política de assistência social. Brasília: NEPPOS/CEAM/UnB, 1997.

STEIN, Rosa H. A descentralização como instrumento de ação política: o caso da assistência social. Brasília, 1997. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade de Brasília.

WORLD BANK. Social sustainability. In: SUSTAINABLE transport: priorities for policy reform: development practice. Washington, 1996.

Downloads

Publicado

08/14/2009

Como Citar

PEREIRA, Potyara A. P. As interfaces da Assistências Social:: destaque à relação com a política de transportes. SER Social, [S. l.], n. 12, p. 245–258, 2009. DOI: 10.26512/ser_social.v0i12.12934. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12934. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos