Política educacional e neoliberalismo no Brasil:

uma leitura sob a ótica do serviço social

Autores

  • Thalita Giovanna Büll Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v13i29.12666

Palavras-chave:

política educacional, neoliberalismo, serviço social

Resumo

Este artigo retrata a forma pela qual a política educacional brasileira vem se organizando para atender aos interesses de manutenção da hegemonia do capital. Para tanto, articula processos históricos que demonstram a forte presença de uma cultura política autoritária, que se expressa na condução das políticas públicas ainda hoje. Aponta para a centralidade, porém não exclusividade da educação na superação da sociedade do capital, por meio da construção de um modelo alternativo que contemple as necessidades e expectativas da classe trabalhadora. Indica o trabalho realizado pelos assistentes sociais como um fator fundamental, ainda que não exclusivo, para a construção de uma sociabilidade "para além do capital" (MÉSZÁROS, 2005).  

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Biografia do Autor

Thalita Giovanna Büll, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Assistente Social. Mestre pela PUC-SP.

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Publicado

07-03-2012

Como Citar

BÜLL, Thalita Giovanna. Política educacional e neoliberalismo no Brasil:: uma leitura sob a ótica do serviço social. SER Social, Brasília, v. 13, n. 29, p. 65–89, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v13i29.12666. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12666. Acesso em: 26 dez. 2024.

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