Política educacional e neoliberalismo no Brasil:

uma leitura sob a ótica do serviço social

Autores

  • Thalita Giovanna Büll Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v13i29.12666

Palavras-chave:

política educacional, neoliberalismo, serviço social

Resumo

Este artigo retrata a forma pela qual a política educacional brasileira vem se organizando para atender aos interesses de manutenção da hegemonia do capital. Para tanto, articula processos históricos que demonstram a forte presença de uma cultura política autoritária, que se expressa na condução das políticas públicas ainda hoje. Aponta para a centralidade, porém não exclusividade da educação na superação da sociedade do capital, por meio da construção de um modelo alternativo que contemple as necessidades e expectativas da classe trabalhadora. Indica o trabalho realizado pelos assistentes sociais como um fator fundamental, ainda que não exclusivo, para a construção de uma sociabilidade "para além do capital" (MÉSZÁROS, 2005).  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Giovanna Büll, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Assistente Social. Mestre pela PUC-SP.

Referências

ALENCAR, M. M. T. de A. Transformações econômicas e sociais no Brasil dos anos 1990 e seu impacto no âmbito da família. In: SALES, Mione Apolinário; MATOS, Maurílio de Castro; LEAL, Maria Cristina. Política Social, família e juventude ”“ uma questão de direitos. São Paulo: Cortez, 2008.

ALMEIDA, N. L. T. de. Educação pública e o Serviço Social. Revista Serviço Social e Sociedade, n. 63, São Paulo: Cortez, jul.2000a.

______. O Serviço Social na educação. Revista Inscrita, n. 6, Brasília: CFESS, 2000b.

______. Educação. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 03 Política Social. Brasília: CFESS-ABEPSS-Cead-UnB, 2000c.

ANDERSON, P. Nota inicial. In: GENTILLI, P. (org). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Secretaria de Estado da Educação. Brasília: Associação Brasileira de Editores de Livros, 1998.

______. Constituição Brasileira. 1988.

BULL, T. G. Trajetória do Serviço Social Escolar de Limeira: construção de uma “educação para além do capital”. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC/SP. São Paulo: PUC/SP, 2010. 180 p. (mimeo.).

CHAUÃ, M. Brasil ”“ Mito fundador e sociedade autoritária. 7. ed. São Paulo: Perseu Abramo, 2007.

COUTO, B. R. O direito social e a assistência social no Brasil: uma equação possível? São Paulo: Cortez, 2004.

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil ”“ ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

IANNI, O. Questão Social. In: São Paulo em Perspectiva. São Paulo, 5(1), p. 2-10, jan./mar. 1991.

______. A ideia de Brasil moderno. São Paulo: Brasiliense, 1992.

MARTINS, J. de S. Sobre o modo capitalista de pensar. São Paulo: Hucitec, 1978.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.

NUNES, D. G. Educação infantil e o mundo político. In: Katálysis, Florianópolis, 12(1), p. 86-93, jan./jun. 2009.

SARLO, B. Paisagens imaginárias ”“ intelectuais, arte e meios de comunicação. Trad. Rúbia Pratez Goldoni e Sérgio Molina. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

SILVA, T. T. A ‘nova’ direita e as transformações na pedagogia da política e na política da pedagogia. In: GENTILI, P.; SILVA, T. T. (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

TORRES, Carlos Alberto. Estado, privatização e política educacional: elementos para uma crítica do neoliberalismo. In: GENTILI, Pablo (org.). Pedagogia da exclusão: uma crítica ao neoliberalismo em educação.

Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

03/07/2012

Como Citar

BÜLL, Thalita Giovanna. Política educacional e neoliberalismo no Brasil:: uma leitura sob a ótica do serviço social. SER Social, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 65–89, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v13i29.12666. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12666. Acesso em: 20 abr. 2024.