Narrativas entrecruzadas e caminhos em construção:

docentes e bibliotecária na ambiência de uma biblioteca escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.47184

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Biblioteca do Colégio Estadual Vitor Soares, Percepção docente, Estudo de usuários

Resumo

A contribuição da biblioteca escolar para as atividades pedagógicas e consequentemente para a formação dos discentes, segundo a percepção dos docentes, é o tema deste estudo. Este trabalho teve por objetivo analisar quais as percepções dos docentes do Colégio Estadual Vitor Soares sobre a biblioteca escolar dessa instituição, de modo a identificar se e como esse ambiente de informação vem contribuindo para suas atividades pedagógicas. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caráter descritivo e natureza qualitativa e quantitativa, realizado por meio do método de estudo de caso, tendo como objeto de estudo a Biblioteca do Colégio Estadual Vitor Soares. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de aplicação de questionário junto aos docentes e a bibliotecária do referido Colégio. Como resultado, foi identificado que a Biblioteca do Colégio Estadual Vitor Soares contribui para as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, identificou-se também que parte significativa dos docentes colabora para mudar a realidade e dificuldades apresentadas na Biblioteca. Além disso, ficou evidente a importância da Bibliotecária para a Biblioteca e a sua contribuição para o desenvolvimento individual e coletivo da comunidade escolar. Assim, conclui-se que, as percepções apresentadas neste trabalho demonstram a contribuição da biblioteca escolar para a formação dos estudantes, ao apoiar as atividades pedagógicas, como também apresentar-se como espaço de acolhimento e interação.

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Biografia do Autor

Marcos Manuel Santiago Alves, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia. 

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Docente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Pamela Oliveira Assis, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. 

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Publicado

2023-11-08

Como Citar

Alves, M. M. S., Santos, R. do R., & Assis, P. O. (2023). Narrativas entrecruzadas e caminhos em construção: : docentes e bibliotecária na ambiência de uma biblioteca escolar. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(3), 628–644. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.47184