Gestão do conhecimento e sustentabilidade no contexto organizacional
uma revisão sistemática na Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.40038Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Sustentabilidade, Organização, Revisão sistemáticaResumo
Trata-se de uma revisão sistemática dos estudos que apresentam discussões que interseccionam as temáticas sobre sustentabilidade e gestão do conhecimento nas organizações no âmbito da Ciência da Informação. O método aplicado foi a revisão sistemática, realizada a partir do processo de levantamento de pesquisas interseccionadas no campo da Ciência da Informação, coletadas a partir dos periódicos científicos da área, sob uma análise descritiva-exploratória de natureza qualitativa. O processo de coleta de dados foi delineado a partir dos critérios de inclusão e exclusão, por meio do uso dos seguintes termos-chaves: "Organizações" "Sustentabilidade", “Desenvolvimento sustentável”, “Organization”, “Knowledge management", “Sustainability development” e "Sustainability". Identificou-se um total de 1.102 artigos, nos quais, após a aplicação do método de elegibilidade na pesquisa, foram analisados 07 artigos aderentes ao objetivo do estudo. Observou-se, quanto a relação temática dos estudos sob a perspectiva da gestão do conhecimento e da sustentabilidade nas organizações, uma interseccionalidade nos objetos de pesquisa, nos quais diferentes eixos de abordagem foram tratados: vantagem competitiva sustentável, inovação, educação ambiental, sistemas organizacionais, inteligência competitiva, dentre outros. Concluiu-se, a partir da revisão sistemática, que há uma interseccionalidade dos estudos sobre a gestão do conhecimento e a sustentabilidade nas organizações publicados nos periódicos da Ciência da Informação (Comunicação e Informação – Plataforma Sucupira CNPq), mesmo que em nichos de abordagem diferentes, observando que grande parte das pesquisas coletadas na primeira fase da revisão não contemplavam os critérios de elegibilidade definidos para a proposta do estudo.
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