As práticas informacionais dos profissionais de software em seus contextos culturais: uma abordagem fenomenológica e hermenêutica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n3.2020.23872Palavras-chave:
comportamento informacional., estudo de usuários, Fenomenologia, Hermenêutica, desenvolvimento de software, cultura organizacionalResumo
Os desenvolvedores de softwares utilizam informação e conhecimento para criar, alterar e corrigir códigos-fonte de programação. Os modos coletivos de lidar com a informação, a cultura informacional, estão imbrincados na cultura organizacional. Embora a cultura organizacional seja peculiar a cada empresa, ela sofre influências de perspectivas partilhadas em uma profissão e em um nicho de mercado, a cultura profissional. As práticas informacionais tratam da interligação de fatores subjetivos e coletivos na relação dos sujeitos com a informação e o conhecimento. Objetiva-se analisar as práticas informacionais dos desenvolvedores de software na intersecção das culturas profissional, organizacional e informacional, distinguindo os valores informacionais próprios de cada empresa e os pertencentes à cultura profissional. Objetiva-se ainda identificar os valores adequados à eficácia do trabalho e problemas neste respeito. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se o estudo de casos múltiplos, por meio de entrevistas com gestores e programadores de duas empresas. Para análise e interpretação dos dados utiliza-se a análise de conteúdo categorial e a fenomenologia hermenêutica de Paul Ricoeur, elucidando aspectos coletivos subjacentes no discurso individual. Como resultados, os elementos culturais em comum entre as organizações enfatizam a socialização informal de informações e conhecimentos, havendo dificuldade em registrá-los na documentação de software, primazia da Internet como fonte informacional, dentre outros aspectos. Recomenda-se aos gestores conscientizarem os colaboradores da importância do registro de informações, da utilização de fontes confiáveis, e que estabeleçam políticas de incentivo à interação pessoal, para o compartilhamento de informação.
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