Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos

Autores/as

  • Aida Varela UFBA

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v1.n1.2008.891

Palabras clave:

información, cognición, mediación, lectura

Resumen

Artigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Varela, A. (2011). Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 1(1), 21–45. https://doi.org/10.26512/rici.v1.n1.2008.891

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.