Las competencias del bibliotecario de referencia frente al paradigma post-custodial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.24073

Palabras clave:

Servicio de referencia e información, competencias profesionales, bibliotecario de referencia, paradigmas de la ciencia de la información

Resumen

Discute las competencias del bibliotecario de referencia frente al paradigma post-custodial con el objetivo de apuntar atributos que potencien el desarrollo de competencias y aplicarlos a los bibliotecarios que actúan en el servicio de referencia e información ofertado en bibliotecas. Se realiza breves consideraciones acerca del fenómeno "información", abordando el surgimiento de la Ciencia de la Información y los paradigmas custodiales y post-custodiales abordados por Malheiro y Ribeiro (2011). Muestra conceptos y características del servicio de referencia e información, teniendo en cuenta la influencia de las herramientas tecnológicas en las actividades desarrolladas. Se señala la gestión de competencia presentada por Thomas Durand (2006) a través del trinomio conocimiento, habilidad y actitud (CHA). Se trata de un estudio teórico, basado en la investigación bibliográfica que utilizó autores como Hjorland y Capurro (2007), Zins (2007), Araújo (2014), Malheiro y Ribeiro (2011), Grogan (1995) y otros. Concluye que el bibliotecario necesita saber qué informar, cómo utilizar las herramientas para informar y tener actitud para desempeñar con calidad el servicio de referencia.

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Biografía del autor/a

Thiago Pinheiro Ramos de Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe.  Membro do Grupo de Pesquisa Estudo de Usuário da Informação. Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e da Comissão de Acompanhamento e Operacionalização do Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal do Ceará.  

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Pós doutoranda da Universidade de São Paulo (USP). Doutora pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - UNESP; Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba; Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada da Universidade Federal do Ceará. Coordena o projeto de pesquisa na área de estudos de usuários da informação. Participa de dois grupos de pesquisa do Departamento de ciências da informação. O de Gestão da Informação e Sociedade e o de Mediação em Ambientes de Informação (CMAI). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em INFORMAÇÃO E SOCIEDADE, atuando em ambientes informacionais, principalmente nos seguintes temas: estudos de usuários, usuários da informação, pesquisa, informação, ensino da biblioteconomia; bibliotecas escolares, bibliotecas públicas e comunitárias; além de bibliotecas universitárias, competência e mediação em informação. Professora associada da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em INFORMAÇÃO E SOCIEDADE, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de usuários, informação e cidadania, competência em informação, usuários da informação, bibliotecas públicas e comunitárias, bibliotecas escolares, gestão e biblioteca universitária. Atualmente coordena e atua no projeto de pesquisa "estudo de usuários como subsídio para mediação significativa da informação em bibliotecas universitárias.

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2010) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2007). É professor adjunto do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF-UFC), e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC).Tem experiência em temas relacionados a processos ensino-aprendizagem, práticas informacionais, mediação e uso da informação, aspectos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação.

Publicado

2019-10-02

Cómo citar

Oliveira, T. P. R. de, Costa, M. de F. O., & Nunes, J. V. (2019). Las competencias del bibliotecario de referencia frente al paradigma post-custodial. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 38–55. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.24073

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