Estudo de usuários como subsídio preliminar à construção de um repositório temático: um estudo de caso aplicado à Conscienciologia
Palabras clave:
repositorios tematicos, conscienciologia, estudio de usuariosResumen
O pressuposto que inspira este trabalho afirma que as possibilidades de sucesso de um repositório estão diretamente associadas ao conhecimento prévio à sua implementação, tão completo quanto possível das necessidades e das características da comunidade a quem ele deve servir, especialmente seus depositantes. Com base nessa idéia foi realizado um estudo de usuários para subsidiar a construção de um repositório temático para a Conscienciologia, uma área do saber com pretensões científicas, mas que ainda não é reconhecida como tal pela ciência convencional. A comunidade objeto de estudo é relativamente bem definida e tem comportamento semelhante à s comunidades científicas tradicionais, tendo adotado métodos próprios de comunicação, que estão presentes nos formatos de suas publicações e nas reuniões promovidas pela sua comunidade para discussão de suas teorias e pesquisas. O estudo realizado tem como objetivo levantar percepções em relação à aceitação de um repositório temático de livre acesso e à existência das capacidade e das habilidades necessárias para participação de seus membros como autores /depositantes e leitores. O levantamento de dados é desenvolvido em três partes: 1 - a busca de dados preliminares ao estudo de usuários; 2- o levantamento de opiniões e percepções junto aos membros da comunidade; 3- a obtenção de informações técnicas junto a especialistas em repositórios. A metodologia empregada para o levantamento dos dados e informações inclui questionários e entrevistas. Conclui oferecendo diretrizes para o planejamento do repositório temático na área de interesse, baseadas nas necessidades e características percebidas nos levantamentos.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantiene los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo Creative Commons - Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0), permitiendo el reparto del trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.ej.: distribuir en el repositório institucional o publicar como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen permiso y son apoyados a distribuir su trabajo online (p.ej.: en repositórios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar efectos productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.