O conceito de informação como conhecimento registrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8432

Palavras-chave:

conceito de informação, conhecimento registrado, epistemologia social, pesquisa de Schrader, Teoria do Hilemorfismo de Aristóteles

Resumo

O termo ‘informação’ possui uma semântica diversificada na Ciência da Informação, e por esse motivo é complexo compreender que esta ciência recente não possui uma unanimidade de significado quanto à conceituação do seu próprio objeto de estudo que é a ‘informação’. Um levantamento bibliográfico sobre o assunto resulta em uma infinidade de resultados, alguns coerentes e outros desconexos, para a Ciência da Informação. É necessária uma reflexão mais aprofundada dos conceitos de informação que sejam coerentes para a Ciência da Informação. A Epistemologia Social fundamenta a questão de que, sendo a informação o conhecimento registrado, é, portanto, necessária uma disciplina científica que se dedique a entender como o conhecimento registrado é produzido pelo coletivo. A proposta é o de recomendar um conceito original de informação que seja relevante para a Ciência da Informação justificado pela Epistemologia de Popper, pela metafísica de Aristóteles e pela pesquisa de Schrader. A recomendação é a de que “Informação é o conhecimento registrado”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Cristina Salles Correia, Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM), Presidência da República (PR)

Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (2017), sob a supervisão do Professor Dr. Tarcisio Zandonade. Mestrado em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (2010), com enfoque na referenciação bibliográfica, normalização, Programas Gerenciadores de Referências Bibliográficas e Zotero. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, pela Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (2014) atuando na temática da desigualdade de gênero referente à produção de conhecimento das mulheres. Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados, Universidade Estadual de Goiás (2000).

Tarcisio Zandonade, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação

Possui graduação como Bacharel em Filosofia, pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (FDB), São João del Rei, MG (1960); graduação como Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade de Brasília (UnB) (1971); mestrado como Master of Arts in Library and Information Studies, pelo University College London, da Universidade de Londres (1977), sob a supervisão do Professor Douglas John Foskett, e doutorado em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB) (2003).

Referências

AMPÈRE, André-Marie. Essai sur la philosophie des sciences: or Exposition analytique d’une classification naturelle de toutes les connaissances humaines. Paris: Bachelier, 1834.

ARISTÓTELES. Metaphysics, II, 993b, 1-5. Tradução de W. D. Ross. 350 A.E.C. Disponível em: http://classics.mit.edu/Aristotle/metaphysics.2.ii.htm Acesso em: 18 fev. 2017.

BARRETO, Aldo de Albuquerque. A transferência da informação para o conhecimento. In: AQUINO, Mirian de Albuquerque (Org.). O campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2002. p. 49-60.

BATTLES, Matthews. A conturbada história das bibliotecas. Tradução de João Virgílio Gallerni Cuter. São Paulo: Planeta do Brasil, 2003.

BAWDEN, David. Smoother pebbles and the shoulders of giants: The developing foundations of information science. Journal of Information Science, v. 34, n. 4, p. 415-426, 2008. Disponível em: http://jis.sagepub.com/content/34/4/415. Acesso em: 07 fev. 2017.

BELKIN, Nicholas J.; ROBERTSON, Stephen E. Information science and the phenomena of information. Journal of the American Society for Information Science, v. 27, n. 4, p. 197-204, 1976.

BROOKES, Bertram Claude. The foundations of information science. Part I. Philosophical aspects. Journal of Information Science, v. 2, p. 125-133, 1980a.

BROOKES, Bertram Claude. The foundations of information science. Part II. Quantitative aspects: classes of things and the challenge of human individuality. Journal of Information Science, v. 2, p. 209-221, 1980b.

BROOKES, Bertram Claude. The foundations of information science. Part III. Quantitative Aspects: objective maps and subjective landscapes. Journal of Information Science, v. 2, p. 269-272, 1980c.

BROOKES, Bertram Claude. The foundations of information science. Part IV. Information science: the changing paradigm. Journal of Information Science. v. 3, p. 3-12, 1981.

BUCKLAND, Michael K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science (JASIS), v. 45, n. 5, p. 351-360, 1991.

CAPURRO, Rafael; HJØRLAND, Birger. The concept of information. Annual Review of Information Science and Technology, v. 37, n. 8, p. 343-411, 2003.

CHARDIN, Pierre Teilhard de. The phenomenon of man. New York: Harper & Row, 1975.

CORREIA, Mara Cristina Salles. A informação como o conhecimento registrado. 2017. 253 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

CORREIA, Mara Cristina Salles; ZANDONADE, Tarcisio. Information as recorded knowledge. Social Epistemology Review and Reply Collective, v. 4, n. 9, p. 13-39, 2015. Disponível em: http://wp.me/p1Bfg0-2hz. Acesso em: 15 jan. 2017.

DAMASIO, Antonio R. E o cérebro criou o homem. Tradução de Laura Teixeira Mota. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DARWIN, Charles. On the origin of species by means of natural selection, on the preservation of favoured races in the struggle for life. London: John Murray, 1859. Reimpresso em 1959.

EGAN, Margaret Elizabeth. SHERA, Jesse Hauk. Prolegomena to Bibliographic Control. Journal of Cataloging and Classification, v. 5, n. 2, p. 17-19, 1949.

FARRADANE, Jason. Towards a true Information Science. The Information Scientist, v. 10, n. 3, p. 91-101, 1976.

FARRADANE, Jason. The nature of information. Journal of Information Science, v. 1, n. 1, p. 13-17, 1979.

FARRADANE, Jason. Knowledge, Information and Information Science. Journal of Information Science, v. 2, n. 2, p. 75-80, 1980.

FLORIDI, Luciano. Information: a very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2010.

FOGL, Jiri. Relation of the concepts ‘Information’ and ‘Knowledge’. International Forum for Information and Documentation, The Hague, v. 4, n. 1, p. 21-24, 1979.

FOSKETT, Dougles J. Progress in documentation: ‘Informatics’. Journal of Documentation, v. 26, n. 4, p. 340-369, 1970.

FULLER, Steve. The knowledge book key concepts in philosophy, science, and culture. Stocksfield England: Canada; Acumen: McGill-Queens University Press, 2007.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. The Philosophy of History. Tradução de J. Sibree. Ontario: Batoche, 2001. Disponível em: http://www.efm.bris.ac.uk/het/hegel/history.pdf. Acesso em: 10 fev. 2017.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia da História. Tradução de Hans Hardem e Maria Rodrigues. Brasília: Editora UNB, 2008.

HJØRLAND, Birger. Information: objective or subjective/situational? Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 58, n. 10, p. 1448-1456, 2007.

LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Tradução de Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

MARCHIONINI, Gary. Information Concepts: from books to cyberspace identities. Chapel Hill: Morgan & Claypool, 2010.

MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Tradução Helena Vilar de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MIKHAILOV, Alexander Ivanovich; CHERNYI, Arkadii Ivanovich; GILYAREVSKII, Rudhzero Sergeevich. Informatics: its scope and methods. In: FID/RI - International Federation for Documentation - Study Committee Research on Theoretical Basis of Information. On theoretical problems of informatics. Moscou: ALL - Union for Scientific and Technical Information, 1969 (FID 435). p. 7-24.

MOOERS, Calvin Northrup. Zatocoding applied to mechanical organization of knowledge. American Documentation, v. 2, n. 1, p. 20”“32, 1951.

POPPER, Karl Raimund. Conhecimento Objetivo: uma abordagem revolucionária. Tradução de Milton Amado. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1975. Coleção Espírito do nosso tempo, v. 13.

POPPER, Karl Raimund. Three Worlds: the tanner lecture on human values. Michigan: University of Michigan, 1978. Disponível em: http://tannerlectures.utah.edu/_documents/a-to-z/p/popper80.pdf. Acesso em: 05 fev. 2017.

POPPER, Karl Raimund. Objective Knowledge: an evolutionary approach. Oxford: Clarendon Press; New York: Oxford University Press, 1979.

POPPER, Karl Raimund; ECCLES, John Carew. O Cérebro e o Pensamento. Tradução de Sílvio Meneses Garcia, Helena Cristina Fontenelle Arantes, Aurélio Osmar Cardoso de Oliveira. Campinas: Papirus; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1992.

RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. As cinco leis da Biblioteconomia. Tradução de Tarcisio Zandonade. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

ROBERTS, Alice. Evolution: The Human Story. London: Dorling Kindersley, 2011.

ROBERTSON, Stephen E. B.C. Brookes and Information Science education: a personal note. Journal of Information Science, v. 16, n. 1, p. 9-10, 1990.

ROPOLYI, László. Sign and information: form and content. In: International Society for Information Studies - IS4IS Summit Vienna 2015 - The information society at the crossroads: response and responsibility of the Sciences of Information, 2015, Vienna. Anais. Vienna: Vienna University of Technology, 2015. Disponível em: https://sciforum.net/conference/isis-summit-vienna-2015/paper/2807/download/pdf. Acesso em: 12 fev. 2016.

SCHRADER, Alvin Marvin. Toward a theory of library and information science. 1983. 1020p. Tese (Doutorado) - School of Library and Information Science - Indiana University, Indiana.

SHANNON, Claude Elwood; WEAVER, Warren. The Mathematical Theory of Communication. Urbana: University of Illinois Press, 1949. Reimpresso em 1998.

SHERA, Jesse Hauk. Social Epistemology, general semantics and librarianship. Wilson Library Bulletin, v. 35, n. 10, p. 767-770, 1961.

SHERA, Jesse Hauk. The propaedeutic of the new librarianship. In: SIMONTON, Wesley (Ed.). Information retrieval today. Minneapolis: Center for Continuation Study, University of Minnesota, 1962. p. 15-17.

SHERA, Jesse Hauk. The sociological relationships of information science. Journal of the American Society for Information Science, v. 22, n. 1, p. 76-80, 1971.

SHERA, Jesse Hauk. The Foundations of Education for Librarianship. New York: Wiley-Becker and Hayes, 1972.

SILVA, Armando Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda. Das “ciências” documentais à ciência da informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Edições Afrontamento, 2002.

WEAVER, David H. Framing should not supplant agenda-setting. Resposta para a coluna de Kosicki. Communication Theory & Methodology (CT&M), v. 27, n. 2, p. 3, 1998.

WELLER, Toni; HAIDER, Jutta. Where do we go from here? an opinion on the future of LIS as an academic discipline. ASLIB Proceedings, v. 59, n. 4-5, p. 475-482, 2007.

WERSIG, Gernot; NEVELING, Ulrich. The phenomena of interest to information science. Information Scientist, v. 9, n. 4, p. 127”“140, 1975.

WERSIG, Gernot. Information science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing & Management, v. 29, n. 2, p. 229-239, 1993.

WIENER, Norbert. Cybernetics: or control and communication in the animal and the machine. 2. ed. Cambridge: The M.I.T, 1948. Reimpresso em 1961.

ZANDONADE, T. Ler se aprende lendo. Brasília: Briquet de Lemos, 2015.

Downloads

Publicado

2018-02-01

Como Citar

Correia, M. C. S., & Zandonade, T. (2018). O conceito de informação como conhecimento registrado. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(1), 83–102. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8432

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.