Os possíveis impactos do chatbot no setor de mecanismo de busca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.47662

Palavras-chave:

Mecanismo de busca, Mecanismo de resposta, Chatbot

Resumo

O editorial comenta os possíveis impactos do chatbot no setor de mecanismo de busca na internet. Com os avanços na inteligência artificial com os programas de chatbot, estamos saindo dos mecanismos de busca e fatos para um novo mecanismo de resposta, isto é, em vez de procurar e prover fatos ou documentos, a nova geração irá prover respostas às indagações. Tal fato, certamente, terá enormes impactos nos negócios dos mecanismos de busca da internet. Além disso, são comentados os artigos incluídos no primeiro número de 2023 da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Bastos da Cunha, Universidade de Brasília, Faculdade Ciência da Informação, DF, Brasil

É graduado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB, 1968), mestrado em Administração de Bibliotecas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), doutor (Ph. D.) em Library Science pela Universidade de Michigan (EUA,1982). Professor titular aposentado da UnB, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB, líder do Grupo de Pesquisa sobre Biblioteca digital (UnB-FCI). Foi presidente da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e do Conselho Federal de Biblioteconomia. Na UnB ocupou os cargos de diretor da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, chefe do Departamento de Ciência da Informação e Documentação e Diretor da Biblioteca Central (em dois períodos). Publicou os livros: Uso de informações científicas e técnicas no Brasil, com Victor Rosenberg (1983); Bases de dados e bibliotecas brasileiras (1984); Documentação de hoje e de amanhã, com Jaime Robredo (1986 e 1994); Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia (2a. ed., 2016); Dicionário de biblioteconomia e arquivologia (2008), com Cordélia R. O. Cavalcanti; Manual de fontes de informação (2.ed. 2020); Manual de estudo de usuários da informação (2015), com Sueli Amaral e Edmundo Dantas. Atua na pesquisa e docência nas áreas de informação científica e tecnológica, biblioteca digital, estudo de usuários e biblioteca universitária. Editor da Revista Ibero-americana de Ciência da Informação [http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/index]; editor do blog Biblioteca do Bibliotecário [ https://www.facebook.com/bibliotecadobibliotecario/].

Referências

MARR, Bernard. ChatGPT vai ameaçar o reinado do Google? Forbes Tech, 20 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/02/chatgpt-vai-ameacar-o-reinado-do-google/ Acessado em: 11 de fev. 2023.

SITEL Group. Assistentes virtuais e chatbots famosos: entenda por que eles se destacam. Disponível em: https://www.sitel.com/pt-br/blog/assistentes-virtuais-chatbots/ Acessado em: 21 fev. 2023.

VAUGHAN-NICHOLS, Steven J. Bing vs. Google: A nova guerra de buscas orientadas por IA começou. Computerworld. URL: https://itforum.com.br/computerworld/bing-vs-google-a-nova-guerra-de-buscas-orientadas-por-ia-comecou/ 15 de fevereiro de 2023

Downloads

Publicado

2023-03-27

Como Citar

Cunha, M. B. da. (2023). Os possíveis impactos do chatbot no setor de mecanismo de busca. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(1), 1–4. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.47662

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>