Os possíveis impactos do chatbot no setor de mecanismo de busca
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.47662Palavras-chave:
Mecanismo de busca, Mecanismo de resposta, ChatbotResumo
O editorial comenta os possíveis impactos do chatbot no setor de mecanismo de busca na internet. Com os avanços na inteligência artificial com os programas de chatbot, estamos saindo dos mecanismos de busca e fatos para um novo mecanismo de resposta, isto é, em vez de procurar e prover fatos ou documentos, a nova geração irá prover respostas às indagações. Tal fato, certamente, terá enormes impactos nos negócios dos mecanismos de busca da internet. Além disso, são comentados os artigos incluídos no primeiro número de 2023 da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação.
Downloads
Referências
MARR, Bernard. ChatGPT vai ameaçar o reinado do Google? Forbes Tech, 20 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/02/chatgpt-vai-ameacar-o-reinado-do-google/ Acessado em: 11 de fev. 2023.
SITEL Group. Assistentes virtuais e chatbots famosos: entenda por que eles se destacam. Disponível em: https://www.sitel.com/pt-br/blog/assistentes-virtuais-chatbots/ Acessado em: 21 fev. 2023.
VAUGHAN-NICHOLS, Steven J. Bing vs. Google: A nova guerra de buscas orientadas por IA começou. Computerworld. URL: https://itforum.com.br/computerworld/bing-vs-google-a-nova-guerra-de-buscas-orientadas-por-ia-comecou/ 15 de fevereiro de 2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Murilo Bastos da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.