Metadados para coleções e acervos artísticos universitários
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.47535Palavras-chave:
Organização da informação, Informação em Arte, Obras de Arte, Universidade, Documentação, CrosswalkResumo
O presente trabalho visa explanar parte da pesquisa realizada no mestrado em História, Política e Bens Culturais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, sendo o princípio de um esquema de metadados para documentação de acervos e coleções de arte universitários brasileiros, com base no caso do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Para tanto, estabelece-se o cotejamento de normas e diretrizes, comparando os campos e adotando aqueles com maior índice de repetição e alinhamento semântico à especificidade das obras. Como resultado, apresenta-se uma sistematização com o crosswalk realizado a partir de padrões de documentação a nível nacional e internacional, organizando uma proposta para levantamento e registro do acervo artístico universitário. Conclui-se que a recorrência de um metadado demonstra o grau de importância e forma imprescindível, sendo possível criar um modelo consistente e contemporâneo para o registro da informação em arte. Nesse sentido, a partir das questões apresentadas pelo objeto de estudo e em atendimento às necessidades locais pode ser uma alternativa para garantir a aplicabilidade e manutenção do modelo, levando ao início de um pensamento sobre governança de dados.
Downloads
Referências
ACERVO e Coleção. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14329/acervo-e-colecao. Acesso em: 04 maio 2022. Verbete da Enciclopédia.
ABADAL, E.; CODINA, L. Bases de datos documentales: características, funciones y método. Madrid: Síntesis. Biblioteconomía y Documentación, 2005.
ARARIPE, F. Do patrimônio cultural e seus significados. Transinformação, Campinas, v. 16, p. 111-122, 2004.
BACA, M.; HARPRING, P.; WARD, J.; BEECROFT, A.; CLARKE, S.; SILVA, C.; EKLUND, J.; GILLILAND, A. J.; O'KEEFE, E.; WOODLEY, M. S. Metadada Standards Crosswalk. Disponível em: https://www.getty.edu/research/publications/electronic_publications/intrometadata/crosswalks.html. Acesso em: 15 maio 2022.
BACA, M.; HARPRING, P. CWDA List of Categories and Definitions. Los Angeles: Paul Getty Trust & College Art Association, 1996-2022. Disponível em: https://www.getty.edu/research/publications/electronic_publications/cdwa/categories.html#core. Acesso em: 17 jun. 2022.
BACA, M.; HARPRING, P.; LANZI, E.; McRAE, L.; WHITESIDE, A. Cataloging Cultural Objects: A Guide to Describing Cultural Works and Their Images. Chicago: American Library Association, 2006. Disponível em: https://vraweb.org/wp-content/uploads/2020/04/CatalogingCulturalObjectsFullv2.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Lisboa/Rio de Janeiro: DIFEL/Bertrand, 1989.
BRASIL. Resolução NormativaNº02, de 29 de agosto de 2014. Estabelece os elementos de descrição das informações sobre o acervo museológico, bibliográfico e arquivístico que devem ser declarados no Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados, [...]. Brasília, DF: Ministério da Cultura; Instituto Brasileiro de Museus, [2014]. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/resolucoes/resolucao-normativa-no-2-de-29-de-agosto-de-2014. Acesso em: 24 jun. 2021.
BRASIL. Resolução Normativa Ibram Nº6, de 31 de agosto de 2021. Normatiza o Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados, [...]. Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Museus, [2021]. Disponível em: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/legislacao-e-normas/outros-instrumentos-normativo/resolucao-normativa-ibram-no-6-de-31-de-agosto-de-2021. Acesso em: 24 fev. 2022.
COLLECTIONS TRUST. SPECTRUM 4.0: Padrão para gestão de coleções de museus do Reino Unido/ Collections Trust. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura; Associação de Amigos do Museu do Café; Museu de Imigração do Estado de São Paulo; Museu da Ciência da Universidade de Coimbra; Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, 2014. Disponível em: https://spectrum-pt.org/2014/09/spectrum-4-0-versao-digital-em-portugues-ja-disponivel/. Acesso em: 20 maio 2021.
DUBLIN CORE METADATA INNOVATION. DCMI Metadata Terms. 2020. Disponível em: https://www.dublincore.org/specifications/dublin-core/dcmi-terms/#section-1. Acesso em: 02 jun. 2022.
FERREZ, H. D.; PEIXOTO, M. E. S. Manual de Catalogação: Pintura – Escultura – Desenho – Gravura. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1995.
GILL, T. Los metadatos y la Wordl Wide Web. In: BACA, M. (org). Introducción a los Metadatos vías a la información digital. Oxford: Oxford University Press, 1999. p.10-20. Disponível em: http://d2aohiyo3d3idm.cloudfront.net/publications/virtuallibrary/0892365358.pdf. Acesso em: 31 maio 2022.
GILLILAND, A. J. Setting the Stage. In: BACA, M. (ed.). Introduction to metadata. 3rd ed. Los Angeles: Getty Research Institute, 2016.
HARPRING, P. Question about the Metadata Standards Crosswalk worksheet. Destinatário: Aline Cristina Gomes Ramos. [S. l.], 23 maio 2002. 1 mensagem eletrônica.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação. Haia, 2016. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/cataloguing/icp/icp_2016-pt.pdf. Acesso em: 22 jul. 2022.
INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE MINAS GERAIS. Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, 2009. Disponível em: http://www.iepha.mg.gov.br/images/Documentos/Programas/MODELO_DE_FICHAS_IPACMG.pdf. Acesso em: 5 maio 2021.
INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS (ICOM). Object ID. Paris: J. Paul Getty Trust, 1999. Disponível em: https://icom.museum/en/resources/standards-guidelines/objectid/. Acesso em: 01 abr. 2022.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. Information and documentation -Thesauri and interoperability with other vocabularies -Part 2: Interoperability with other vocabularies. ISO25964-2. Geneva: International Organization for Standardization, 2013.
JULIÃO, L. Museu e coleções universitárias. MORENO, A.; NASCIMENTO, A. (org.). Universidade, memória e patrimônio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p.13-24.
PANISSET, A. A documentação como ferramenta de preservação: protocolos para documentação e gestão do acervo artístico da UFMG. 2017. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BC2GCX. Acesso em: 13 jun. 2020.
PUNTONI, P. Rede memorial: cultura digital, redes colaborativas e a digitalização dos acervos memoriais do Brasil. Transiciones inciertas: archivos, conocimientos y transformación digital en América Latina. Berlin: Instituto Ibero-Americano de Berlín, p. 120-152, 2017.
SILVA, A. P. Entre conceitos de documentação museológica e arte contemporânea: análise do Donato como sistema de catalogação do acervo do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (2011-2013). 2013. 218f. Monografia (Bacharelado em Museologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: https://www.bdm.unb.br/handle/10483/6178. Acesso em: 02 abr. 2022.
SILVA, C. A. Esquema de metadados para descrição de obras de arte em museus brasileiros: uma proposta. 2020. 646f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-01032021-162722/. Acesso em: 24 jun. 2021.
STEAD, S. The CIDOC Conceptual Reference Model. Centre for Cultural Informatics; Information Systems Laboratory; Foundation for Research and Technology, 2008. Disponível em: http://www.cidoc-crm.org/cidoc-crm-tutorial. Acesso em: 23 maio 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aline Cristina Gomes Ramos, Daniela Lucas da Silva Lemos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.