Bibliotecas escolares no Brasil: uma análise dos dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Autores

  • Bernadete Campello Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Ricardo Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Samuel Gonçalves Proença Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10397

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares., Estat´isticas educacionais., Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais., Lei nº 12244., Universalização de bibliotecas.

Resumo

A Lei nº 12.244/2010 determina que as escolas públicas e privadas de todos os sistemas de ensino contem com bibliotecas num prazo de dez anos. Para saber a quantidade de bibliotecas a serem criadas, considerou-se necessário analisar as estatísticas sobre bibliotecas coletadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O objetivo deste estudo foi compreender a consistência dos dados sobre bibliotecas escolares do Censo Escolar da Educação Básica. Especificamente, buscou-se identificar o conceito de biblioteca utilizado na coleta dos dados, como os dados são coletados e como têm sido apresentados. Para tanto, utilizaram-se os seguintes documentos: Formulários, Cadernos de Instruções, Resumos Técnicos e Notas Estatísticas, cobrindo o período 2009 a 2017. Os resultados revelaram que o Censo coletou dados separados sobre bibliotecas e salas de leitura, porém, na apresentação os dois espaços não foram diferenciados. A trajetória da biblioteca nos documentos do Censo indicou um percurso irregular que se estabilizou somente a partir de 2011. No Censo, a biblioteca é um “local”, o que pressupõe que a escola conte com um espaço específico para esse fim e conta com um “profissional especializado”, o bibliotecário. Conclui-se que as inconsistências e ambiguidades constatadas na coleta e apresentação dos dados do Censo impossibilitam estimar adequadamente a quantidade de bibliotecas a serem criadas em função da exigência da Lei nº 12.244.

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Biografia do Autor

Bernadete Campello, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Professora titular (aposentada) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ricardo Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Professor titular da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Samuel Gonçalves Proença, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

Campello, B., Barbosa, R. R., & Proença, S. G. (2018). Bibliotecas escolares no Brasil: uma análise dos dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(3), 609–624. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10397

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