Bibliotecas escolares no Brasil: uma análise dos dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10397Palavras-chave:
Bibliotecas escolares., Estat´isticas educacionais., Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais., Lei nº 12244., Universalização de bibliotecas.Resumo
A Lei nº 12.244/2010 determina que as escolas públicas e privadas de todos os sistemas de ensino contem com bibliotecas num prazo de dez anos. Para saber a quantidade de bibliotecas a serem criadas, considerou-se necessário analisar as estatísticas sobre bibliotecas coletadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O objetivo deste estudo foi compreender a consistência dos dados sobre bibliotecas escolares do Censo Escolar da Educação Básica. Especificamente, buscou-se identificar o conceito de biblioteca utilizado na coleta dos dados, como os dados são coletados e como têm sido apresentados. Para tanto, utilizaram-se os seguintes documentos: Formulários, Cadernos de Instruções, Resumos Técnicos e Notas Estatísticas, cobrindo o período 2009 a 2017. Os resultados revelaram que o Censo coletou dados separados sobre bibliotecas e salas de leitura, porém, na apresentação os dois espaços não foram diferenciados. A trajetória da biblioteca nos documentos do Censo indicou um percurso irregular que se estabilizou somente a partir de 2011. No Censo, a biblioteca é um “local”, o que pressupõe que a escola conte com um espaço específico para esse fim e conta com um “profissional especializado”, o bibliotecário. Conclui-se que as inconsistências e ambiguidades constatadas na coleta e apresentação dos dados do Censo impossibilitam estimar adequadamente a quantidade de bibliotecas a serem criadas em função da exigência da Lei nº 12.244.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 6425, de 04 de abril de 2008. Dispõe sobre censo anual da educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6425.htm Acesso em: 19 fev. 2018.
BRASIL. Lei nº 12244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm Acesso em: 19 fev. 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Avaliação de bibliotecas escolares no Brasil. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2011. 92 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12794-bibliotecas-escolares-no-brasil-web-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 19 fev. 2018.
CAMPELLO, B. S. et al. Universalização de bibliotecas nas escolas: reflexos da lei 12.244. Ponto de Acesso, Salvador, v.10, n.2, p.39-58, ago. 2016. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/13609 Acesso em: 19 fev. 2018.
CAMPELLO, B. S. et al. Situação das bibliotecas escolares no Brasil: o que sabemos? Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 1-29, 2012. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106555 Acesso em: 19 fev. 2018.
CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais. São Paulo Perspectivas, v.14, n.1, p. 121-128, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9809.pdf Acesso em: 19 fev. 2018.
CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. GRUPO DE ESTUDOS EM BIBLIOTECA ESCOLAR. Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares brasileiras. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/projetos/MIOLO.pdf Acesso em: 19 fev. 2018.
GATTI, Bernadete. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, abril 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022004000100002&lng=en&nrm=iso Acesso em: 19 fev. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA - INEP. Censo Escolar. 2018. Disponível em: http://inep.gov.br/censo-escolar/ Acesso em: 21 fev. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA ”“ INEP. Resultado do Censo da Educação Básica 2009. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/censo/2009/TEXTO_DIVULGACAO_EDUCACENSO_20093.pdf Acesso em: 21 fev. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA - INEP. Resumo Técnico ”“ Censo Escolar 2010. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/divulgacao_censo2010_revisao_04022011.pdf Acesso em: 21 fev. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA - INEP. Censo Escolar da Educação Básica: 2011 ”“ Resumo Técnico. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2011.pdf Acesso em: 21 fev. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA - INEP. Censo Escolar da Educação Básica: 2012 ”“ Resumo Técnico. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2012.pdf Acesso em: 21 fev. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA - INEP. Censo Escolar da Educação Básica: 2013 ”“ Resumo Técnico. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf Acesso em: 21 fev. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA - INEP. Notas Estatísticas: Censo Escolar 2014. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_do_censo_escolar_2014%20final.pdf Acesso em: 21 fev. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA - INEP. Notas Estatísticas: Censo Escolar 2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_do_censo_escolar_2015_matriculas.pdf Acesso em: 21 fev. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA - INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2016: Notas Estatísticas. Brasília, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf Acesso em: 21 fev. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA - INEP. Censo Escolar 2017: Notas Estatísticas. Brasília, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_Censo_Escolar_2017.pdf Acesso em: 21 fev. 2018.
MACIEL, Raquel Santos; LIMA, Raimundo Martins de. As bibliotecas dos campi do Instituto Federal do Amazonas em Manaus: marcos regulatórios, estruturação e funcionamento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais ... Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1240 Acesso em: 21 fev. 2018.
ROSEMBERG, Fúlvia. Estatísticas educacionais e cor/raça na educação infantil e no ensino fundamental: um balanço. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 34, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1284/1284.pdf Acesso em: 21 fev. 2018.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Perspectivas históricas da biblioteca escolar no Brasil e análise da lei 12.244/10. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.16, n.2, p. 489-517, jul./dez., 2011. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/797 Acesso em: 21 fev. 2018.
VIANA, Lilian. Bibliotecas escolares: políticas públicas para a criação de possibilidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-18122014-094444/pt-br.php Acesso em: 21 fev. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.