Processo de competência informacional em jogo
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31367Palavras-chave:
sistemas de informação. competência em informação. processo de disseminação da informação. inovação tecnológica. videogame.Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta que busca integrar as áreas de Biblioteconomia, Tecnologia e Inovação, no sentido de trazer uma reflexão sobre o grande potencial de inovação existente nas universidades, e vislumbra uma abordagem sobre disseminação da informação como prática pedagógica para que o processo de formação acadêmica possa proporcionar um melhor aproveitamento das tecnologias e ações e aproximá-las das práticas de ensino, pesquisa e extensão, no que se refere a estabelecer e criar oportunidades aos discentes na construção de conexões estratégias das práticas com o mercado de trabalho. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa com abordagem hipotético-dedutiva por partirmos da premissa geral do papel e da função de uma biblioteca universitária e pública. Quanto aos meios de investigação para este trabalho, foram utilizadas as análises bibliográficas e documentais; quanto aos fins, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, uma vez que se pretende descrever e analisar os fatores determinantes para a disseminação das informações sobre inovação e tecnologia em ambiente acadêmico. Por meio de um serviço de referência voltado para processos de inovação e com o uso de um aplicativo mobile, busca-se a formação de habilidades para a competência em informação com relação a como devem ser efetuados os depósitos de patentes, os registros de marcas, os depósitos de direitos autorais e os registros de programas de computador, além de demonstrar a relevância da participação/colaboração das Bibliotecas Universitárias nos Planos de Desenvolvimento Institucionais. O presente estudo corrobora com a importância de se pensar e prospectar novas práticas pedagógicas que proporcionem um processo de vivência que aproxime a experiência acadêmica da realidade antes mesmo da formação do aluno e o auxilie na compreensão das diferentes formas de inovação que pode haver no exercício profissional almejado.
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