Análise e Organização da Informação nas Instituições
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.24753Palavras-chave:
análise da informação. organização da informação. decisão estratégica. ciência. tecnologia. inovação.Resumo
A atualidade de sobrecarga de informação, do cenário de escassez de recursos para CT&I e do contexto legal e socioeconômico do Brasil motivaram o uso de um procedimento metodológico de análise e organização de informações. Por meio desse método foi possível definir temas prioritários que se traduzem em questões que suscitam atenção e interesse de gestores e cientistas, bem como em atividades tecnológicas e econômicas estratégicas para o Brasil, no âmbito da biotecnologia e genética. O procedimento de análise e organização de informação consistiu na utilização do modelo de Hélice Tríplice para a coleta das informações, e na realização de dinâmica de grupo, no uso da Matriz GUT e na realização de Seminários institucionais para análise, tratamento, priorização e organização das informações. O uso deste procedimento com informações relevantes e de qualidade a partir de fontes de formais contribuiu para tomada de decisões estratégicas nas instituições e para a estrutura e elaboração de novas ações no âmbito da CT&I.
Downloads
Referências
BARBIERI, J. C.;ÁLVARES, A. C. T. Inovações nas organizações empresariais. In: BARBIERI, J.C. (Org.). Organizações. Rio de Janeiro: FGV,2004. p.41-63.
BECKMAN, T; LIEBOWITZ, J. Knowledge organizations: what every manager should know. Boca Raton, FL: CRC Press, 1998.
CASTELLS, Manuel A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, [vol. I de A Era da Informação: economia, sociedade e cultura], 1999.
CUNHA, Karenine Miracelly Rocha da informação à comunicação: acontecimentos do jornalismo. Curitiba: Editora Appris, 2016.
DYNKIN, Alexandre A. Strategic Global Trends Outlook 2030. Moscou: IMEMO, 2011. Disponível em: https://www.imemo.ru/files/File/en/publ/2011/11001.pdf Acessado em: 10 abril-2019.
ETZKOWITZ, Henry & ZHOU, Chunyan. Hélice Tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos Avançados, v. 31, n. 90, p. 23-48, 2017. ISSN 0103-4014.http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190003 Acessado em: 10 maio-2018.
GERSTEIN, M. S. Das burocracias mecânicas à s organizações em rede: uma viagem arquitetônica. In: NADLER, D. A.; Gerstein, M. S.; Shaw, R. B. (Org.). Arquitetura organizacional: a chave para a mudança empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1993. p. 11-38.
GRIMALDI, R. & MANCUSO, J. H. Qualidade Total. São Paulo: Folha de SP, 1994.
OCDE. Managing National Innovation Systems. Paris: OCDE, 1999.
ROCKEFELLER FOUNDATION. Scenarios for the future of technology and international development. New York: The Rockefeller Foundation; GBN, 2010. Disponívelem:rockefellerfoundation.org/uploads/files/bba493f7-cc97-4da3-add6-3deb007cc719.pdfAcessado em: 10 Abril 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.