Preservação Digital em Mídias Sociais: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.24727Palavras-chave:
Preservação digital. Mídias sociais. Bibliometria. Revisão de literatura.Resumo
Este artigo teve como objetivo investigar o cenário atual da aplicação de estratégias de preservação digital em mídias sociais, buscando entender, principalmente, quais os conceitos, os desafios e as estratégias envolvidas nesse processo. Para isso, buscou-se uma visão ampliada das produções científicas sobre o tema nas bases SCOPUS, LISA, SciELO e BRAPCI, no período compreendido entre julho de 2013 e julho 2018. Fez-se uso de revisão sistemática de literatura e da bibliometria para tabulações e análises dos dados pesquisados, com base nas diretrizes estabelecidas pelo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses ”“ PRISMA. Verificou-se um sinal de dissonância entre as pesquisas sobre preservação digital em mídias sociais no Brasil e no mundo. Constatou-se que o tópico mais discutido pelos autores englobou os desafios enfrentados na preservação digital em mídias sociais, entre os quais citaram a seleção do que deve ser preservado e as questões éticas e de privacidade, entre outros. Conclui-se que essa é uma temática de fronteira, interdisciplinar e que possui literatura escassa e predominantemente em língua inglesa.
Downloads
Referências
ACKER, A.; KRIESBERG, A. Tweets May Be Archived: Civic Engagement, Digital Preservation and Obama White House Social Media Data. Association for Information Science & Technology, Washington, v. 54, n. 1, 2017. Disponível em: <https://onlinelibrary-wiley.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/epdf/10.1002/pra2.2017.14505401001>. Acesso em: 10 abr. 2019.
COCCIOLO, A. Community Archives in the Digital Era: A Case from the LGBT Community. Preservation, Digital Technology & Culture, Berlin, v. 45, n. 4, p. 157-165, 2017. Disponível em: <https://search-proquest.ez15.periodicos.capes.gov.br/lisa/docview/1868026257/fulltextPDF/AB3E80D8F9CC4A5APQ/1?accountid=26611>. Acesso em: 10 abr. 2019.
COSTA, M.; GOMES, D.; SILVA, M. J. The evolution of web archiving. International Journal of Digital Libraries, v. 18, n. 3, p. 191-205, 2017. Disponível em: <https://link-springer-com.ez15.periodicos.capes.gov.br/content/pdf/10.1007%2Fs00799-016-0171-9.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2019.
DALLAS, C. Digital curation beyond the "wild frontier": a pragmatic approach. Archival Science, Dordrecht, v. 16, n. 4, p. 421-457, 2016. Disponível em: <https://search-proquest.ez15.periodicos.capes.gov.br/lisa/docview/1829707148/fulltextPDF/3D1188E826F14CE1PQ/2?accountid=26611>. Acesso em: 10 abr. 2019.
FERREIRA, M. Introdução à Preservação digital: Conceitos, estratégias e actuais consensos. Guimarães, Portugal: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006. 85p. Disponível em:<https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5820/1/livro.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2019.
FROHMANN, B. O caráter social, material e público da informação. In: FUJITA, M. S.; MARTELETO, R. M.; LARA, M. G. (Org.). A dimensão epistemológica da Ciência da Informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Fundepe, 2008. p. 19-34.
GIANNETTI, F. A twitter case study for assessing digital sound. Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, v. 69, n. 5, p. 687-699, 2018. Disponível em: <https://onlinelibrary-wiley.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/full/10.1002/asi.23990>. Acesso em: 10 abr. 2019.
HAJTNIK, T. et al. Acquisition and preservation of authentic information in a digital age. Public Relations Review, v. 41, n. 2, p. 264-271, 2015. Disponível em: <https://ac-els-cdn.ez15.periodicos.capes.gov.br/S0363811114001945/1-s2.0-S0363811114001945-main.pdf?_tid=a26b12e7-c9c1-42d7-8e23-5814bfff2c75&acdnat=1534011387_26ab12386c560923f82993c3f25abe87>. Acesso em: 10 abr. 2019.
HALL, S. S. et al. Children Reading to Dogs: A Systematic Review of the Literature. Plos One, Estados Unidos, v. 11, n. 2, 2016. Disponível em: <http://web.b-ebscohost-com.ez15.periodicos.capes.gov.br/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=1&sid=ccf0674d-6a79-4fe4-8789-bd403a556179%40pdc-v-sessmgr05>. Acesso em: 10 abr. 2019.
HOUGHTON, B. Preservation Challenges in the Digital Age.D - Lib Magazine, Reston, v. 22, n. 7, p. 1, jul. 2016. Disponível em: <http://www.dlib.org/dlib/july16/houghton/07houghton.html>. Acesso em: 10 abr. 2019.
JONES, M.; BEAGRIE, N. Preservation management of digital materials: a handbook. London: British Library, 2001.
LITTMAN, J. et al. API-based social media collecting as a form of web archiving. International Journal of Digital Libraries, v. 19, n. 1, p. 21-38, 2018. Disponível em: <https://link-springer-com.ez15.periodicos.capes.gov.br/content/pdf/10.1007%2Fs00799-016-0201-7.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2019.
MIRANDA, R. C. R. Conhecimento Estratégico: Caracterização e Identificação Baseada em Revisão Sistemática e Bibliométrica. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 23-34, 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30805>. Acesso em: 10 abr. 2019.
MOHER,D. et al. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLOS Medicine, v. 6, n. 4, p. 1-6, 2009. Disponível em: <http://journals.plos.org/plosmedicine/article/file?id=10.1371/journal.pmed.1000097&type=printable>. Acesso em: 10 abr. 2019.
MUSSER, J; O'REILLY, T. Web 2.0 ”“ Principles and best practices. Sebastopol, California: O’Reilly Media, 2007.
RAAD, E.; BECHARA, A. B.; CHBEIR, R. Preventing sensitive relationships disclosure for better social media preservation. International Journal of Information Security, v. 15, n. 2, p. 173-194, 2016. Disponível em: <https://link-springer-com.ez15.periodicos.capes.gov.br/content/pdf/10.1007%2Fs10207-015-0278-9.pdf>. Acesso em: 3mai. 2019.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RECUERO, R. A nova revolução: as redes são as mensagens. In: BAMBRILLA, A. (Org.) Para entender as mídias sociais. [S.l] : [s.n], 2011. Disponível em: <https://issuu.com/anabrambilla/docs/paraentenderasmidiassociais>. Acesso em: 3 mai. 2019.
REILLY, B. F. Toward a rational and sustainable division of labor for the preservation of knowledge. Library Management, Bradford, v. 37, n. 4, p. 166-169, 2016. Disponível em: <https://search-proquest.ez15.periodicos.capes.gov.br/lisa/docview/1799854043/7D838F5DDBD54093PQ/2?accountid=26611>. Acesso em: 10 abr. 2019.
REZENDE, L. V. R.; MARTINS, D. L.; SILVA, M. F. Mídias sociais em tempos de bibliotecas 2.0: um estudo em Bibliotecas das instituições federais de ensino brasileiras trazendo perspectivas futuras para a preservação digital. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas-SP, v. 14, n. 3, p. 484-500, 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646312>. Acesso em: 10 abr. 2019.
SINN, D.; SYN, S. Y. Personal documentation on a social network site: Facebook, a collection of moments from your life? Archival Science, v. 14, n. 2, p. 95-124, 2014. Disponível em: <https://search-proquest.ez15.periodicos.capes.gov.br/lisa/docview/1524243202/fulltextPDF/8BA473FA7AA041C2PQ/1?accountid=26611>. Acesso em: 10 abr. 2019.
SOUSA, L. M. M.; AZEVEDO, L. E. O Uso de Mídias Sociais nas Empresas: adequação para
cultura, identidade e públicos. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NORTE, 9., 2010, Rio Branco. Anais... Rio Branco: Intercom, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2019.
TELLES, A. A revolução das mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M. Books, 2010.
THOMSON, S. D.; KILBRIDE, W. Preserving Social Media: The Problem of Access. New Review of Information Networking, London, v. 20, n. 1-2, p. 261-275, May 2015. Disponível em: <http://content.ebscohost.com/ContentServer.asp?T=P&P=AN&K=111800052&S=R&D=aph&EbscoContent=dGJyMNLe80Seprc4v%2BvlOLCmr1Cep7dSs6m4Sq6WxWXS&ContentCustomer=dGJyMOzpr1Guq69RuePfgeyx44Dt6fIA>. Acesso em: 10 abr. 2019.
TORRES, C. A bíblia do Marketing Digital: tudo o que você queria saber sobre o marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.
TRIPATHI, M.; KUMAR, S. Use of Web 2.0 tools in academic libraries: A reconnaissance of the international landscape. International Information & Library Review, v. 42, n. 3, p. 195-207, 2010. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1057231710000445>. Acesso em: 10 abr. 2019.
WASHINGTON, A. Managing Digital Cultural Objects: Analysis, Discovery, and Retrieval. Library Resources & Technical Services, Chicago, v. 61, n. 3, p. 175-176, 2017. Disponível em: <https://search-proquest.ez15.periodicos.capes.gov.br/lisa/docview/1924499242/fulltextPDF/577911099DED4E6CPQ/1?accountid=26611>. Acesso em: 10 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Flavio Ribeiro Córdula, Sandra de Albuquerque Siebra, Wagner Junqueira de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.