Associação de Arquivistas no Brasil na década de 1970

Autores

  • Eliezer Pires da Silva Unirio
  • Evelyn Goyannes Dill Orrico Unirio

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v5.n1-2.2012.1735

Palavras-chave:

arquivologia, arquivistas, associação de arquivistas

Resumo

Este trabalho revisita o conceito e o processo de avaliação documental e sua influência na construção da memória. Apresenta uma análise nas relações entre a memória e os sistemas de arquivos, bem como a materialidade dessa memória, o documento. Realiza uma revisão epistemológica na literatura Arquivística a fim de comparar correntes de pensamentos clássicas e pós-modernas, acerca da avaliação documental e do conceito de Macroavaliação proposto por Terry Cook, também reflete sobre a neutralidade dos arquivistas no referido processo. Conclui que a avaliação documental pode ser considerada como um dos elementos responsáveis pela construção da memória institucional ou social, uma vez que garante o encaminhamento dos documentos de valor secundário ao arquivo permanente contribuindo com a formação do patrimônio arquivístico, e ainda que o arquivista emprega, consciente ou inconscientemente, seus atributos pessoais e profissionais na execução das suas tarefas, portanto, não pode ser considerado um profissional neutro ou imparcial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliezer Pires da Silva, Unirio

Doutorando em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Graduado em Arquivologia. É arquivista no Arquivo Nacional e professor assistente do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Evelyn Goyannes Dill Orrico, Unirio

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no convênio estabelecido com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora Adjunto IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando há 10 anos no Programa de Pós-Graduação em Memória Social. Atua nas áreas de Estudos Sociais e Ciência da Informação com enfoque em Memória e Discurso. Sua área de interesse de pesquisa são as relações entre memória, linguagem e informação, assim como os seus variados meios de criação, validação e divulgação.

Downloads

Como Citar

Silva, E. P. da, & Orrico, E. G. D. (2013). Associação de Arquivistas no Brasil na década de 1970. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 5(1-2), 93–109. https://doi.org/10.26512/rici.v5.n1-2.2012.1735

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.