Aprendendo e ensinando habilidades digitais em um ambiente móvel: Avanços em pesquisa aplicada professores universitários e estudantes de Ciências Sociais

Autores

  • Maria Pinto Universidad de Granada, Facultad de Biblioteconomía y Documentación, Granada, España
  • José-Antonio Gómez-Hernández Universidad de Murcia, Departamento de Información y Documentación, España
  • Dora Sales Universidad Jaume I de Castellón, Departamento de Traducción y Comunicación, España
  • Aurora Cuevas-Cerveró Universidad Complutense de Madrid, Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Madrid, España
  • Rosaura Fernández-Pascual Universidad de Granada, Departamento de Métodos Cuantitativos para la Economía y la Empresa, Granada, España
  • David Caballero Universidad de Granada, Escuela Universitaria La Inmaculada, Granada, España
  • David Guerrero-Quesada Universidad de Granada, Departamento de Información y Comunicación, Granada, España
  • Conrado Navalón Universidad de Murcia, Departamento de Psicología Básica, Murcia, España

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.23590

Palavras-chave:

aprendizagem móvel. Ciências Sociais. competência digital. Competências em informação. educação superior. Smartphones.

Resumo

É apresentado um projeto interdisciplinar sobre competências informacionais de estudantes e docentes universitários de Ciências Sociais. O projeto visa criar programas disciplinares para aprendizagem em um ambiente misto que enfatize as tecnologias móveis. O projeto foi Aprovado no “Plan estatal de investigación, desarrollo e innovación orientada a los retos de la sociedad” (2017-2019) e  continua o projeto de pesquisa anterior sobre “Evaluación de las competencias informacionales del estudiantado universitario de ciencias sociales” (2011-16), que produziu os questionários IL-HUMASS e EVALCI. Esta nova pesquisa aborda três linhas de ação: 1) Diagnóstico das percepções dos professores sobre os níveis de competência em informação (doravante ALFIN), seus próprios e de seus alunos. 2) Desenho e desenvolvimento de um modelo integrador para a aquisição e avaliação do IC de alunos e professores universitários; e 3) Desenvolvimento de programas disciplinares, como ferramentas de apoio e integradores de todo o projeto. A metodologia da pesquisa   aplicada é qualitativa e quantitativa, adaptando a cada um dos objetivos do projeto e, portanto, é usado tanto autopercepção como a técnica de entrevistas individuais e em grupo com alunos e professores para atender os hábitos de aprendizagem, quanto metodologias, estratégias, iniciativas e melhores práticas. A partir da síntese da visão de professores e alunos serão desenvolvidas ferramentas de aprendizagem que podem ser personalizadas através de um modelo integrador, estrutural e flexível de competências informacionais, incluindo tutoriais para cada disciplina pesquisada, e os aplicativos correspondentes para telefones inteligentes , baseados  em conteúdo digital e multimídia

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Publicado

2019-03-11

Como Citar

Pinto, M., Gómez-Hernández, J.-A., Sales, D., Cuevas-Cerveró, A., Fernández-Pascual, R., Caballero, D., … Navalón, C. (2019). Aprendendo e ensinando habilidades digitais em um ambiente móvel: Avanços em pesquisa aplicada professores universitários e estudantes de Ciências Sociais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(2), 585–596. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.23590

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