A documentação no Brasil: primórdios de sua inserção no país (1895-1920)

Autores

  • Carlos Henrique Juvêncio da Silva Universidade de Brasília - UnB
  • Georgete Medleg Rodrigues Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2240

Palavras-chave:

Paul Otlet, bibliografia, documentação, Henri la Fontaine, Instituto Internacional de Bibliografia

Resumo

No final do século XIX, início do XX, Paul Otlet e Henri La Fontaine disseminam seus ideais documentalistas ao redor do mundo por meio das iniciativas do Instituto Internacional de Bibliografia. Nesse sentido, este trabalho visa compreender como os conceitos de Documentação apregoados pela dupla belga são incorporados no Brasil. Desta forma, investiga diversas ações de instituições brasileiras que foram tomadas em concordância com as ideias apregoadas pelo Instituto Internacional de Bibliografia, dando destaque às ações da Biblioteca Nacional, do Real Gabinete Português de Leitura e da Biblioteca da Marinha, todas com sede no Rio de Janeiro. Por meio de pesquisa documental, evidencia que a inserção da Documentação no Brasil se dá por meio de iniciativas isoladas, contudo, convergindo para a adoção dos ideais de Otlet e La Fontaine nas instituições brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Juvêncio da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Universidade de Brasília (UnB), mestre pela mesma universidade, sua dissertação versou sobre a interação entre a Biblioteca Nacional brasileira, sob a égide de seu então diretor Manoel Cícero Peregrino da Silva, e o Instituto Internacional de Bibliografia, liderado por Paul Otlet e Henri La Fontaine. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2009). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: colecionismo, coleções pessoais, memória, história, bibliografia, Biblioteca Nacional, dentre outros. Atualmente é professor substituto do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB), ministrando as seguintes disciplinas: Bibliografia, Controle Bibliográfico, Editoração, História dos Livros e das Bibliotecas e Introdução à Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Georgete Medleg Rodrigues, Universidade de Brasília - UnB

Pós-doutorado na Université de Paris X (Département de sciences juridiques, administratives et politiques/Bibliothèque de Documentation Internationale Contemporaine -BDIC, Nanterre, França, 2008-2009). DEA (Diplôme d'études approfondies, 1992) e Doutorado (1998) em História, ambos pela Université de Paris (Paris IV- Sorbonne). Professora convidada da École Nationale des Chartes, Paris (fevereiro de 2011) .Mestre em História pela Universidade de Brasília (1990). Graduada (bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1982). Todas as titulações foram financiadas com bolsa do CNPq, assim como o pós-doutorado. Professora Associada I da Universidade de Brasília onde leciona no Curso de graduação em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação.

Downloads

Como Citar

Silva, C. H. J. da, & Rodrigues, G. M. (2016). A documentação no Brasil: primórdios de sua inserção no país (1895-1920). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 271–284. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2240

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.