Características da literatura científica periódica de economia e educação no Brasil: duas áreas das ciências sociais

Autores

  • Tatiane Ferreira Vilarinho Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Comunicação científica no Brasil;, Lista Qualis/Capes;, Periódicos em economia;, Periódicos em educação;, SciELO

Resumo

Esta pesquisa baseia-se nas ideias de Hjørland, que afirma que as diferentes áreas do saber têm diferentes hábitos de comunicação e necessidades informacionais. A partir desta afirmação, o objetivo de pesquisa foi verificar se tal pressuposto também é confirmado em áreas classificadas em uma mesma grande divisão das ciências, as Ciências Sociais. Foram escolhidas a Economia e a Educação por apresentarem diferentes históricos e características. O estudo limitou-se à análise dos periódicos dessas áreas listados na Qualis da Capes, complementadas pelos títulos incluídos na SciELO. Tentou-se verificar se as diferenças na natureza dos objetivos das duas áreas  a Economia como Ciência Nomotética e a Educação como uma área que se desenvolveu da prática poderiam ser associadas às características das listas. As variáveis analisadas foram quantidade de títulos, distribuição pelos estratos, proporção entre periódicos nacionais e estrangeiros, interdisciplinaridade (representada por inclusão de títulos de outras áreas nas listas) e idioma. Para validar os periódicos Qualis como escolhas legítimas de cada comunidade, foi realizada uma entrevista por e-mail com os representantes de cada área junto a Capes. Com exceção do contato com esses representantes, feito por e-mail, a pesquisa fez uso de métodos quantitativos, coletando dados nos próprios instrumentos Qualis e SciELO e nos sites dos periódicos. Os resultados obtidos indicaram correspondência com a natureza das áreas, pelos critérios estabelecidos. Foi feito ainda um levantamento complementar os dados da fase anterior. Para tal, coletou-se uma amostra composta de fascículos recentes, baseando-se na crença de que esses representariam tendências mais atuais. Dessa forma, foram selecionados cinco periódicos de cada área, cujos artigos estavam disponíveis on-line. Os artigos disponibilizados são do último número, ano, semestre ou trimestre disponível na época da coleta, conforme a periodicidade da revista. Nesta fase, outras características dos periódicos e dos artigos foram verificadas, tais como número de páginas por artigo, composição predominante de autoria, se única ou múltipla, quantidade de referências citadas por artigo, tipo de documento e idioma. Os resultados desta fase do estudo confirmaram correspondência entre características estudadas com a natureza das áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Ferreira Vilarinho, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda e Mestre (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, especialista em Docência Superior pela Fundação Educacional de Goiás (2005), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (2004). Atualmente é professora e bibliotecária na Polícia Militar de Goiás. Participa do Grupo de pesquisa Comunicação Científica. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente com os seguintes temas: comunicação científica e serviços de biblioteca.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

Vilarinho, T. F. (2015). Características da literatura científica periódica de economia e educação no Brasil: duas áreas das ciências sociais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(2), 289–290. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2136

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.