O impacto da gestão de documentos no processo de produção digital da TV Senado

Autores

  • Edna de Souza Carvalho Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

arquivos de televisão, documentos audiovisuais, audiovisual, documentos digitais, gestão de documentos, televisão

Resumo

O advento da digitalização aponta para inúmeras mudanças tanto nos instrumentos de trabalho, quanto nas formas de transmissão da programação das emissoras de televisão. O ciclo de produção prevê o tráfego digital de imagens e conteúdos, sem a utilização de mídias ”“ padrão tapeless ”“ impondo a existência de um processo de trabalho capaz de interligar rotinas de produção, distribuição, transmissão e arquivamento. Rousseau e Couture (1998) destacam que a introdução progressiva da tecnologia eletrônica transforma o modo como as instituições funcionam relativamente a métodos de criação e de recepção, de utilização, de preservação, de organização e de eliminação da informação e dos documentos de arquivos. Nesse cenário os produtores de conteúdo terão que executar atividades de gestão de documentos para trabalharem com eficácia. Este estudo analisa a gestão de documentos audiovisuais digitais como uma das etapas do processo de produção em emissoras de televisão em ambiente digital, a partir do estudo de caso da TV Senado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna de Souza Carvalho, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1991) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1991). Analista Legislativo do Senado Federal, coordenou, entre 2004 e 2011, a implementação do Centro de Documentação Multimídia da Instituição, responsável pela digitalização dos arquivos de áudio, vídeo e fotografia dos arquivos de comunicação social. Foi diretora da Secretaria de Informação e Documentação do Senado Federal, entre 2011 e abril/2013. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de documentos audiovisuais, atuando principalmente nos seguintes temas: documentos em áudio e vídeo, documentos digitais, preservação digital e gestão arquivística.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

Carvalho, E. de S. (2015). O impacto da gestão de documentos no processo de produção digital da TV Senado. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(1), 109. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2034

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.