Gestão de documentos no Poder Legislativo: análise do funcionamento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito

Autores

  • Inaldo Barbosa Marinho Júnior Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Arquivos;, Comissões Parlamentares de Inquérito;, Gestão de documentos;, Transparência administrativa

Resumo

Estudo de caráter exploratório que visa analisar o funcionamento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados a partir do ferramental metodológico da gestão de documentos e da arquivologia. A pesquisa foi realizada a partir das fontes primárias do acervo da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pirataria de Produtos Industrializados. As unidades da Câmara dos Deputados objeto de análise foram a Coordenação de Arquivo e o Departamento de Comissões. A interpretação dos dados e a discussão teórica apoiaram-se na literatura especializada nas áreas de gestão de documentos, arquivologia, ciência da informação. A implantação da gestão de documentos foi analisada tendo em conta a sua relevância para o alcance da transparência administrativa. Foram analisados os tipos de controle realizados pelos parlamentos e abordadas as principais características das Comissões Parlamentares de Inquérito. Os resultados indicaram que: i) a gestão de documentos é uma importante ferramenta de gerenciamento para as modernas administrações; ii) a aplicação da gestão de documentos nas Comissões Parlamentares de Inquérito pode contribuir para maior eficácia desses instrumentos legislativos de investigação; iii) a implantação de um programa de gestão de documentos possibilita maior acesso do público aos documentos e às informações da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inaldo Barbosa Marinho Júnior, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é Analista Legislativo - Câmara dos Deputados. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de documentos, arquivologia, ciência da informação, socialização da informação assessoramento de Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

Marinho Júnior, I. B. (2015). Gestão de documentos no Poder Legislativo: análise do funcionamento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(2), 275. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2099

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.