Incubadoras sociais: gestão da informação e do conhecimento na construção da tecnologia social

Autores

  • Laura Vilela Rodrigues Resende

Palavras-chave:

gestão da informação, gestão do conhecimento, incubadora social, tecnologia social, economia solidária, catadores de material reciclável

Resumo

presente pesquisa está inserida no contexto de implantação da Incubadora Social da Universidade Federal de Goiás, especificamente objetivando construir uma proposta de incubação de grupos populares cujo foco é a gestão da informação e do conhecimento, resultando na construção de uma tecnologia social. Possui como aporte teórico a Ciência da Informação. Realiza-se na cidade de Goiânia (Go) tendo como sujeitos da pesquisa membros de três cooperativas de catadores de material reciclável. Visa impulsionar nos grupos incubados um processo gradativo de transformações políticas, econômicas e sociais, baseado no desenvolvimento da auto-estima, emancipação, capacidade de comunicação, confiança em seus saberes e em sua capacidade de aprender. Trata-se de um estudo prioritariamente qualitativo, onde aplicam-se os métodos etnográfico e de pesquisa-ação. Como ferramentas de coleta de dados, um diagnóstico (survey) traçou o perfil sócio-econômico dos grupos incubados, além de identificar suas necessidades informacionais. Em seguida, utilizou-se as técnicas SWOT e Grupo focal visando conhecer os ambientes em que as cooperativas estão inseridas, implementar ações de gestão participativa, incentivando o desenvolvimento da autonomia para a autogestão e a efetiva gestão da informação e do conhecimento.

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Como Citar

Resende, L. V. R. (2011). Incubadoras sociais: gestão da informação e do conhecimento na construção da tecnologia social. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 2(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1497

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações